Índice
Os fogos de artifício, rojões e morteiros barulhentos, além de desencadearem sérios incômodos, causam danos à saúde e ao meio ambiente. Levando esses prejuízos em conta, este conteúdo tem o propósito de divulgar uma Petição pela Proibição de Artefatos.
Durante as celebrações, somos constantemente impactados pelo ruído dos fogos de artifício barulhentos, causando não apenas perturbação, mas sérias consequências para crianças autistas, animais, idosos e pessoas acamadas em hospitais.
Mães de crianças autistas relatam casos de irritabilidade extrema, estresse e até convulsões, enquanto os animais sofrem com desnorteamento, surdez, ataque cardíaco e atropelamentos.
Nos últimos 20 anos, mais de 120 vidas foram perdidas devido à queima de fogos, sendo as queimaduras de larga escala a causa predominante. A distribuição dessas mortes por região destaca a urgência de agir: 48 mortes no Nordeste, 41 no Sudeste, 21 no Sul e 12 no Norte e Centro-Oeste.
Estatísticas hospitalares revelam um aumento preocupante nas internações relacionadas à queimaduras por fogos de artifício, destacando casos na Bahia (296), São Paulo (289), Minas Gerais (165), Rio de Janeiro (97), Paraíba e Paraná (61 cada), Ceará e Goiás (45 cada), Santa Catarina (44) e Pará (37).
Segundo pesquisa da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), os acidentes com fogos de artifício triplicam em junho, mês das festas juninas, resultando em riscos graves como queimaduras nos olhos, perda de visão e problemas auditivos. O presidente da SBOT, Marco Antônio Percope, destaca a gravidade desse problema de saúde pública em todo o país.
Outro grave prejuízo decorrente da queima de fogos de artifício barulhentos repercute na vida silvestre, causando pânico e resultando em perdas de vidas.
Por último, e não menos importante, lembremos da poluição atmosférica causada pela queima dos fogos. A fumaça formada pela queima pode causar ou agravar problemas respiratórios já existentes.
Esta petição tem como propósito instar a Câmara dos Deputados a aprovar o Projeto de Lei 6881/2017, visando a proibição da fabricação, comercialização, transporte e manipulação de fogos de artifício com estampidos, tais como: rojões, morteiros e bombas, permitindo apenas a utilização de fogos luminosos e silenciosos.
Para apoiar e assinar esta petição, clique em:
Câmara dos Deputados: Aprovem a PL 6881/2017 Contra Fogos de Artifício com Ruído
Outra forma de apoiar a aprovação do PL 6881/2017 é expressar seu apoio dizendo “CONCORDO PLENAMENTE”. Para fazer isso, acesse a ENQUETE
A petição para a aprovação do Projeto de Lei 6881/2017 é um apelo crucial à consciência coletiva para que haja proibição dos fogos de artifício barulhentos em nosso país, a fim de eliminar os prejuízos causados pelos impactos devastadores desses artefatos na saúde e no bem-estar das pessoas e dos animais.
Se aprovarmos o Projeto de Lei 6881/2017, estaremos construindo um Brasil mais seguro, solidário e livre dos riscos associados a essas celebrações explosivas.
Fontes:
Veja as vantagens dos Fogos de Artifícios Silenciosos em:
Fogos de artifício silenciosos: O que são e quais cidades terão
Fogos de artifício silenciosos: O espetáculo que não agride os animais
Fogos de artifício silenciosos graças aos drones que se iluminam no céu (Vídeos)
Categorias: Saúde e bem-estar
ASSINE NOSSA NEWSLETTER