Heman Bekele, um talentoso adolescente de 14 anos dos Estados Unidos, nascido na Etiópia, está fazendo história ao desenvolver um sabonete anticâncer inovador chamado STCS. O notável feito rendeu a Heman prestigiosos prêmios, incluindo o cobiçado “America’s Top Young Scientist,” conquistado no 3M Young Scientist Challenge.
O sabonete, com um custo de produção incrivelmente baixo, apenas 50 centavos de dólar por unidade, visa oferecer uma solução acessível no combate ao câncer de pele. Embora ainda não tenha sido aprovado para uso humano, Heman tem planos ambiciosos para obter a aprovação da Food And Drug Administration (FDA) até 2028.
A motivação por trás dessa notável invenção remonta à infância de Heman na Etiópia, onde testemunhou os desafios enfrentados por aqueles afetados pelo câncer de pele, muitas vezes em países em desenvolvimento.
“O câncer de pele é encontrado principalmente em pessoas que vivem em países em desenvolvimento. Mas o preço médio de uma operação é de US$ 40 mil. Fiquei arrasado com a ideia de que as pessoas tinham que escolher entre o tratamento e colocar comida na mesa para suas famílias. Há tantas mortes evitáveis,” expressou Heman em um comunicado à imprensa do escritório das Escolas Públicas de Fairfax.
Impulsionado por sua curiosidade inata e desejo de criar algo positivo para os outros, o adolescente autodidata mergulhou na pesquisa sobre o câncer de pele. Com o apoio de sua mentora Deborah Isabelle, uma engenheira especialista da 3M, e cientistas das Universidades da Virgínia e Georgetown, Heman explorou ingredientes como ácido salicílico, ácido glicólico, creme hidratante, óleo de coco e manteiga de karitê orgânica.
O sabonete, batizado de SCTS (Sabonete para o Tratamento de Câncer de Pele), apresenta uma composição única. Sua formulação, mais pegajosa que um sabonete convencional, permite uma melhor aderência à pele, facilitando a penetração prolongada dos compostos. O veículo de transporte do princípio ativo são partículas lipídicas, semelhantes às utilizadas nas vacinas anti-Covid. O objetivo final é estimular as células dendríticas do sistema imunológico a reconhecer e ativar as defesas contra as células cancerígenas.
Apesar de ainda não ter sido aprovado para uso, Heman está otimista e espera realizar ensaios clínicos assim que receber a aprovação da FDA. Além de sua eficácia, o sabonete de Heman Bekele se destaca pela acessibilidade. Com um custo de produção tão baixo, apenas US$ 0,50 por unidade, o jovem visa tornar o sabonete uma opção viável para muitos que enfrentam desafios financeiros em relação ao tratamento convencional.
Os prêmios conquistados por Heman, incluindo uma premiação em dinheiro de $25,000, serão investidos não apenas na patente de sua promissora invenção, mas também em sua educação universitária. O jovem cientista já delineou planos para uma brilhante carreira científica, que começou precocemente e já apresenta resultados excepcionais. Parabéns!
Fonte: Fairfax County Public School
Talvez te interesse ler também:
Lâmpadas para secar esmalte podem aumentar risco de câncer de pele
Óleo Essencial Vetiver: Para que Serve e Benefícios
Máscara de água de arroz: segredo japonês para uma pele jovem
Banho de aveia: o melhor remédio caseiro para acalmar a pele
Categorias: Saúde e bem-estar
ASSINE NOSSA NEWSLETTER