Índice
Você já parou para pensar que o velho conhecido “Querido Diário” pode ser uma ferramenta e tanto para ajudar em processos de autoconhecimento e cura emocional? Definida como escrita terapêutica, essa ferramenta tem sido cada vez mais utilizada por pessoas que buscam se conhecer melhor e a seus processos. Essa técnica é muito simples e pode ser feito por qualquer um, bastando para isso ter à mão papel e caneta. Quer saber mais sobre a escrita terapêutica? Confira abaixo o que é, quais os benefícios e como fazer.
A escrita terapêutica nada mais é que usar a escrita como uma ferramenta de terapia. Ela foi estudada, pela primeira vez, pelo psicólogo James W. Pennebaker, em 1980.
Vale lembrar que o método não substitui a ajuda especializada de um terapeuta, mas pode ser bem interessante, especialmente para pessoas introvertidas, que tenham dificuldade de verbalizar emoções e sentimentos.
O ato de escrever sobre o que sente pode ser uma poderosa forma de conhecer a si mesmo, organizar pensamentos e superar dificuldades.
Já existem estudos que comprovam os benefícios da escrita terapêutica. Entre eles é possível citar uma pesquisa (2) da Universidade de Baylor (EUA) que mostrou que pacientes com câncer tiveram recuperação mais acelerada quando passaram a escrever sobre as emoções relacionadas à doença.
Um outro estudo (3), publicado no Journal for Speciailsts in Pediatric Nursina, feito com pais que tinha filhos internados em UTIS conseguiu comprovar que a escrita terapêutica foi eficaz para que os pais identificassem sinais de estresse relacionados ao ambiente e à situação.
Entre os benefícios da escrita terapêutica, é possível citar:
O mais interessante da escrita terapêutica é que ela é uma ferramenta de baixo custo, democrática e que pode ser feita livremente. Basta papel e caneta e a vontade de escrever sobre o que sente, quais são as dificuldades, os medos, questões passadas que ainda afetam o emocional, entre outras.
Existem algumas dicas para quem quer começar a praticar a escrita terapêutica. Conheça algumas:
Não há muitas regras a respeito da escrita terapêutica. O mais importante é ter o desejo e disciplina para transformar o ato de escrever em um hábito e lembrar de que a escrita não é privilégio dos escritores, ela é sim uma poderosa ajuda emocional.
Fontes:
Talvez te interesse ler também:
Diário de gratidão: como e por que começar a escrever um
O segredo para combater a insônia: escrever uma lista de coisas a fazer
Escrever é a chave para a felicidade
Escrever à mão faz bem ao corpo e à mente
O que é baixa autoestima? Tipos, causas e sinais. Faça o teste
Categorias: Saúde e bem-estar
ASSINE NOSSA NEWSLETTER