Índice
As doenças autoimunes são intrigantes até mesmo para a ciência oficial, entretanto a medicina convencional já reconhece que doenças que afetam a imunidade podem ter relação com fatores emocionais. O que para medicina convencional é uma possibilidade, para especialistas na relação das causas emocionais com doenças, é um fator crucial. Nesse conteúdo, vamos nos aprofundar nessa questão.
As doenças autoimunes resultam do ataque dos próprios anticorpos ao corpo. O sistema imunitário confunde sua defesa com invasores, e ataca a si mesmo. Ocorre, portanto, uma inversão e uma falha em reconhecer os antígenos que precisam realmente ser combatidos.
A doença autoimune lança um mecanismo de autodestruição. É o próprio corpo que não consegue reconhecer os antígenos e começa a se auto-atacar.
O sistema imunológico torna-se incapaz de reconhecer a diferença entre vírus, bactérias e outros patógenos e ataca os seus próprios tecidos e órgãos.
Existem dezenas de doenças autoimunes. As principais são:
A ciência encara as doenças autoimunes como consequência de múltiplos fatores genéticos, ambientais, hormonais e imunológicos. No entanto, ainda não consegue apontar com exatidão como os fatores emocionais podem interferir no surgimento e desenvolvimento destas doenças.
No entanto, já existem indícios de que a mente e as emoções desempenhem um papel decisivo nessas doenças.
Pesquisas científicas encontraram ligações entre o desenvolvimento de condições autoimunes e períodos de estresse prolongado ou trauma.
Essas pesquisas apontam que períodos prolongados de estresse e eventos traumáticos podem desencadear ou piorar as doenças autoimunes.
Algumas dessas pesquisas estão listadas abaixo nas “fontes”.
Como a relação entre emoção e doenças autoimunes são alvo de pesquisas científicas, a ciência tem buscado desenvolver novas áreas para tratar desses problema, por exemplo, com a Medicina Psicossomática e a Psiconeuroimunologia.
A terapeuta de saúde mental amigável e premiada Abbey Robb, especialista em condições crônicas de saúde, autoimunidade e ansiedade, relata que ela mesma foi diagnosticada com doença autoimune no início dos anos 2000. Ninguém sabia exatamente qual era o seu problema de saúde, no entanto, ela diz que pesquisas emergentes mostram uma ligação clara das doenças autoimunes com traumas e causas emocionais.
A Medicina Tradicional Chinesa-MTC considera que as emoções e os pensamentos são aspectos importantes no tratamento e cura de doenças, além de outros fatores.
Na MTC, o aspecto emocional é levado em conta e, por isso, traumas emocionais, dores psíquicas, bloqueios psicológicos e crenças limitantes podem levar ao desenvolvimento de doenças autoimunes.
Para a Medicina Chinesa, os distúrbios autoimunes surgem quando padrões de desarmonia no corpo fazem com que o sistema imunológico aja de forma desequilibrada.
Os tratamentos utilizados para tratar as doenças autoimunes na MTC são:
O objetivo desses tratamentos é fortalecer e regular o sistema imunológico, trazendo o corpo de volta ao seu equilíbrio.
Existem vários autores que explicam como as emoções e padrões de pensamentos podem interferir na saúde do corpo. Por exemplo:
Veja a seguir como cada um destes especialistas abordam a relação dos desequilíbrios emocionais com doenças autoimunes.
Em síntese, para Cristina Cairo, as doenças autoimunes têm relação com a incapacidade de reconhecer e lidar com as próprias emoções. Elas podem surgir em virtude de um mecanismo inconsciente de fuga, defesa ou controle das frustrações, traumas ou rejeições vivenciadas na infância ou fase adulta.
Valcapelli, esclarece que doenças autoimunes são mecanismos inconscientes de autopunição, como ele mesmo diz metaforicamente “a pessoa chibata a ela mesma”.
O que pode levar a pessoa a se punir dessa forma pode ser raiva de si mesma, culpa, desgosto pela vida, distorção cognitiva sobre si e outras causas psicológicas.
Para Louise Hay, a pessoa que sofre de uma doença autoimune está mal relacionada consigo mesma. Em seu livro, ela aborda a relação dos padrões negativos com certas doenças autoimunes e indica como adotar novos padrões mentais para melhorar. Por exemplo:
Causa emocional -> Raiva e castigo. Desistir. Melhor morrer do que defender a si mesmo
Novo padrão mental -> Falo por mim mesmo com liberdade e facilidade. Afirmo o meu próprio poder. Eu me amo e me aprovo. Sou livre e seguro.
Causa emocional -> Endurecimento mental, coração duro, vontade de ferro, inflexibilidade. Medo.
Novo padrão mental -> Ao escolher pensamentos de amor e alegria, crio um mundo cheio de amor e alegria. Sou livre e seguro
Causa emocional -> Medo de ser magoado. Amortecendo os sentimentos e o eu. Recusando-se a assumir responsabilidade pelos próprios sentimentos.
Novo padrão mental -> Estou vivo para as alegrias da vida. Mereço e aceito o melhor que existe na vida. Eu me amo e me aprovo.
Causa emocional -> Sensação de não pertencer ao grupo. Sentindo-se completamente fora de tudo.
Novo padrão mental -> Estou no próprio centro da vida e totalmente ligado em amor.
Causa emocional –> Sonhando com o que poderia ter sido ou tido. Grande necessidade de controlar. Tristeza profunda. Não resta nenhuma doçura.
Novo padrão mental -> Este instante está cheio de alegria. Agora escolho vivenciar a doçura do hoje.
Causa emocional -> Profunda crítica da autoridade. Sentindo-se muito oprimido.
Novo padrão mental -> Sou minha própria autoridade. Eu me amo e me aprovo. A vida é boa.
Como visto, as causas emocionais das doenças autoimunes giram em torno da relação que o indivíduo tem com suas emoções e de como reage frente aos reveses e estresses da existência. Por isso, é oportuno lembrar o que o filósofo Aristóteles disse:
“Não há nada na nossa inteligência que não tenha passado pelos sentidos.”
Nesse contexto, quando tiver algum problema de saúde é sempre bom se questionar o que vem sentindo frente ao que vê, ouve e vivencia. Nisso pode estar a resposta para o mal que lhe aflige.
Fontes:
Para mais conteúdos, sobre as causas emocionais das doenças, veja:
Causas emocionais de problemas no estômago
Dor de cabeça: Causas emocionais segundo a Linguagem do Corpo
Significados emocionais do desenvolvimento de cistos no corpo
Causas emocionais da dor nas costas: O corpo fala através dos sintomas físicos
Causas emocionais de doenças nos olhos e problemas de visão: Os olhos não veem quando a alma adoece
Categorias: Saúde e bem-estar
ASSINE NOSSA NEWSLETTER