Índice
A Medicina Tradicional Chinesa atribui distúrbios e doenças no pâncreas e em seu órgão parceiro, o baço, à má alimentação, condições ambientais adversas e às emoções exacerbadas.
Na visão da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), o pâncreas participa em comunhão com o baço, da produção do Qi (energia) do sangue (Xue) e fluidos corporais (Jin Ye). Dessa forma, qualquer desequilíbrio no pâncreas afetará o baço e desencadeará a falta de Qi, e consequentemente, a deficiência de energia em todo o corpo.
Além disso, o pâncreas tem função endócrina – responsável pela produção de insulina, hormônio que controla o nível de glicemia no sangue – e também função exócrina, ligada à produção de enzimas envolvidas na digestão e absorção dos alimentos.
Infelizmente, com o estilo de vida contemporâneo, vem se tornando comum doenças ligadas ao pâncreas e também vem aumentando os casos de jovens com câncer de pâncreas, uma doença silenciosa que, quando descoberta, pode ser tarde demais.
O pâncreas é uma glândula que tem uma função dupla:
Por tantas funções e por estar continuamente participando de processos do corpo, a MTC vê o pâncreas como um órgão trabalhador, masculino e yang do corpo, que atua em conjunto com o baço, considerado órgão feminino.
Para a MTC, estes dois órgãos formam um sistema baço-pâncreas. Ambos fazem parte do elemento terra.
O sistema baço-pâncreas é responsável por:
Na MTC, quando este sistema se encontra em desequilíbrio, podem surgir problemas digestivos, intestinais, emocionais, excesso de secreções, muito muco, formação de cistos, nódulos e tumores.
Certos sintomas podem sinalizar distúrbios e doenças envolvendo o sistema Baço-Pâncreas, tais como:
A deficiência de Qi no sistema baço-pâncreas pode levar ao excesso de fluídos corporais como secreção, catarro e muco, por conta do acúmulo de umidade ou fleuma, o que pode causar edema e retenção de líquido.
Se o Qi do baço-pâncreas for deficiente, ou seja, tiver pouca energia, o sangue poderá sair dos vasos, provocando hemorragias, sangramento uterino, hematomas e problemas circulatórios.
O mau funcionamento do baço-pâncreas pode também levar à produção escassa do Qi, fazendo com que não chegue para os músculos e com isso desencadear fraqueza e exaustão.
O Dr.Min Ming Yen, médico formado pela Universidade de São Paulo (USP) e professor de Acupuntura e Fitoterapia do Hospital do Servidor e da Associação Médica Brasileira de Acupuntura, explica neste vídeo sobre a deficiência do baço-pâncreas e seus efeitos:
Para a MTC, as emoções têm efeitos sobre mente, alma e corpo, podendo alterar o equilíbrio dos órgãos, causando doenças e vice-versa: o estado dos órgãos também pode afetar o estado emocional.
O livro Does Your Body Lie? (Seu corpo mente? Cure a pessoa e não a doença), endossa essa concepção, relacionando os desequilíbrios emocionais ao mau funcionamento do pâncreas e à doenças como: hiperglicemia, hipoglicemia e câncer no pâncreas.
Entre as possíveis causas emocionais das doenças no pâncreas, tem-se:
Uma pessoa que sofre de carência afetiva, pode vir a desenvolver hiperglicemia, excesso de açúcar no sangue devido ao pâncreas não produzir insulina.
Pessoas que não se sentem merecedoras de amor, podem desenvolver hipoglicemia, que é a falta de glicose no sangue.
Pessoas muito rígidas que se fecharam para a vida e o amor, podem desenvolver câncer no pâncreas.
Um pesquisa feita com uma amostra substancial de pessoas, investigou possíveis associações entre fatores psicossociais relacionados ao estresse e os resultados do câncer. As análises da pesquisa sugerem que o estresse e fatores psicossociais têm um efeito adverso na incidência e sobrevida do câncer.
O terapeuta em MTC e acupunturista, Peter Liu, faz uma analogia sobre a falta de amor e a diabetes, explicando que a diabetes tipo 2 é causada pela falta de insulina e que a palavra Insulin, do latim insularis, significa isolamento.
Metaforicamente, os diabéticos tendem a se sentirem isolados de amor e, para compensarem consomem doces e buscam aprovação para adoçar suas existências.
Para sair desse estado, ele recomenda desenvolver atitudes positivas como:
Pela ótica da MTC, para manter o sistema baço-pâncreas saudável, e cada um desses órgãos em bom funcionamento, são necessários os seguintes cuidados:
O baço-pâncreas adora secura e evita umidade.
A umidade do corpo pode ser causada pelo clima externo ambiental, ou ao interno do corpo devido ao excesso de alimentos Yin, como:
O excesso de esforço mental pode enfraquecer o baço-pâncreas, o que explica o desejo por doces durante longos períodos de estudo intensivo ou outro trabalho mental.
O sabor doce está associado ao elemento Terra e, portanto, ao baço-pâncreas. Entretanto, de forma moderada, comer alimentos doces durante períodos de intensa atividade mental (estudar, escrever, por exemplo) pode ser benéfico.
Os indícios que revelam que o Qi do baço-pâncreas está saudável incluem:
Com quais sinais você se identificou? Com os que revelam um mau ou um bom Qi do baço-pâncreas?
Fontes:
Para mais conteúdos sobre MTC veja:
Medicina Tradicional Chinesa: Origem, fundamentos e benefícios
Medicina Tradicional Chinesa: Os 5 elementos e as emoções
Medicina Tradicional Chinesa e o significado das doenças
A tristeza e os pulmões na Medicina Tradicional Chinesa
A relação entre o medo e os rins na Medicina Tradicional Chinesa
Relação entre baço, preocupação, ansiedade e aprendizagem
Categorias: Saúde e bem-estar
ASSINE NOSSA NEWSLETTER