Nunca mais dê descarga com a tampa da privada aberta

Estudo explica: por que devemos manter a tampa do vaso fechada?


Você costuma fechar a tampa do vaso ao dar descarga? Na verdade, além de abaixar a tampa não só nesse momento, o recomendado é mantê-la fechada sempre, mesmo enquanto não estiver fazendo as necessidades.

Na maioria das casas, a porta do banheiro também deve permanecer fechada, pois ajuda a evitar que bactérias e vírus que ficam no banheiro possam infestar outros cômodos da casa.

O pessoal do Feng Shui já dizia isso, mas agora é ciência, pois os cientistas da Universidade do Colorado Boulder, nos Estados Unidos, explicam:

Por que devo manter a tampa do vaso fechada?

Segundo uma pesquisa publicada na revista Scientific Reports, fechar a tampa da privada, por exemplo, é fundamental para inviabilizar a proliferação de bactérias e vírus nocivos à saúde pelo banheiro.

Os microbiologistas utilizaram lasers verdes brilhantes para iluminar o ambiente e ver como esses seres se espalham pelo ambiente.

As luzes foram capazes de captar a liberação de uma nuvem de partículas, que atinge mais de 1,5 metro acima do assento, após o acionamento da descarga.

Gabriela Castro, microbiologista da clínica Richet Medicina & Diagnóstico, explica:

“Quando acionamos a descarga, o turbilhão de água que desce arremessa uma nuvem de gotícula para cima que fica suspensa no ar por algumas horas e, dependendo da carga de vírus ou bactéria, pode contaminar o ambiente e até mesmo os utensílios do banheiro, como a escova de dente“.

Leia também:

O que acontece se der descarga com a tampa aberta?

Entre as bactérias, a principal encontrada dentro do vaso sanitário é a Escherichia coli, presente na flora intestinal e que em desequilíbrio pode causar infecções urinárias, diarreias, vômitos e doenças, como colite hemorrágica e síndrome hemolítico-urêmica.

Mas, se você der descarga com a tampa aberta, o que pode acontecer?

Se der a descarga com a tampa aberta e tiver a formação desse aerossol, essas bactérias podem se fixar na pele.

E pior, se a pessoa passar a mão ali e depois coçar os olhos, ou levar a mão na boca, há um risco de contaminação, podendo causar uma irritação nos olhos e infecções estomacais.

Ou seja, não se esqueça de fechar a tampa da privada!

Para reforçar, algumas dicas para evitar a contaminação:

  • Sempre fechar a tampa da privada na hora de dar descarga;
  • Higienizar o banheiro com água sanitária com frequência, principalmente o vaso sanitário;
  • Guardar a escova de dente dentro do armário, ou usar capa protetora nas cerdas para não ter contato com o ambiente;
  • Fechar a porta do banheiro para impedir a proliferação desses vírus e bactérias;
  • Limpar o banheiro: 10 truques RÁPIDOS, práticos e naturais.

É sério…

O negócio é sério, as bactérias e vírus podem chegar muito longe.

Os pesquisadores descobriram que as partículas da descarga podem disparar a velocidades 2 metros por segundo, atingindo 1,5 metros de altura, acima do vaso sanitário, em apenas 8 segundos.

As gotas maiores se depositam nas superfícies em poucos segundos, mas partículas menores permaneceram suspensas no ar por vários minutos.

Imaginem só, inúmeras partículas invisíveis ao redor do ambiente.

Pois é, não é mito que devemos manter a tampa do vaso sempre fechada. Quem nunca ouviu esse conselho? Tem mulher que até briga com homem por causa disso. Mas não precisa brigar, basta explicar, pois os motivos são incontestáveis.

Fonte: O Globo

Talvez te interesse ler também:

O que acontece se você jogar bituca de cigarro no vaso sanitário

Banheiro seco: solução ecológica que não utiliza água

Sonhos com banheiro: o que eles significam?




Lara Meneguelli


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...