Índice
Cogumelos comestíveis são grandes amigos da saúde humana. Além de aumentar a imunidade, eles contêm várias proteínas, fibras, vitaminas B e, em sua composição, possuem uma poderosa ação antioxidante.
Existem vários tipos de cogumelos. Um deles, que é cheio de propriedades magníficas para o nosso organismo, é o cogumelo juba-de-leão, também conhecido como Lion’s Mane, cogumelo Pom Pom e Yamabushitake.
Esses cogumelos são bons para:
Conheça alguns dos benefícios desses seres do Reino Fungi:
Os cogumelos juba-de-leão são cogumelos grandes, brancos e ‘cabeludos’ que se assemelham à juba de um leão à medida que crescem.
Eles contêm substâncias bioativas que têm muitos efeitos benéficos no corpo, especialmente no cérebro, coração e intestino.
Ver essa foto no Instagram
Confira 9 benefícios dos cogumelos juba-de-leão:
A capacidade do cérebro formar novas conexões geralmente diminui com a idade, o que pode prejudicar o seu funcionamento. Assim, a gente fica esquecidinho e com dificuldade de se concentrar.
Alguns estudos descobriram que os cogumelos juba-de-leão contêm dois compostos especiais que podem estimular o crescimento de células cerebrais: hericenonas e erinacinas.
Um estudo feito com pessoas com doença de Alzheimer leve descobriu que a suplementação com 1 grama de cogumelo juba-de-leão diariamente por 49 semanas melhorou significativamente os resultados dos testes cognitivos em comparação a um placebo.
Estudos (infelizmente) feito com ratos mostraram que em testes, o extrato de juba-de-leão também pode ajudar a regenerar células cerebrais e melhorar o funcionamento do hipocampo, uma região do cérebro que processa memórias e respostas emocionais. Seus efeitos anti-inflamatórios podem reduzir os sintomas de ansiedade e depressão em camundongos.
Já em humanos, uma pesquisa com mulheres na menopausa descobriu que comer biscoitos contendo cogumelos juba-de-leão, diariamente e por 1 mês, as ajudou a reduzir os sentimentos autorrelatados de irritação e ansiedade.
Em camundongos, pesquisas mostraram que o extrato de cogumelo de juba-de-leão pode ajudar a acelerar a recuperação de lesões do sistema nervoso, estimulando o crescimento e o reparo de células nervosas. Também pode ajudar a reduzir a gravidade dos danos cerebrais após um derrame.
No entanto, faltam estudos envolvendo humanos.
O extrato de juba-de-leão pode proteger contra o desenvolvimento de úlceras estomacais, inibindo o crescimento de bactérias e protegendo o revestimento do estômago contra danos.
De acordo com pesquisas, os cogumelos juba-de-leão também podem reduzir a inflamação e prevenir danos nos tecidos em outras áreas intestinais. Eles podem ajudar a tratar doenças inflamatórias intestinais, como colite ulcerativa e doença de Crohn.
Os cogumelos juba-de-leão parecem beneficiar o coração e os vasos sanguíneos de várias maneiras, mas mais estudos envolvendo humanos são necessários.
Pesquisas com camundongos descobriram que o extrato desse cogumelo melhora o metabolismo da gordura e reduz os níveis de triglicerídeos.
Como a obesidade e os triglicerídeos altos são considerados fatores de risco para doenças cardíacas, essa é uma das maneiras pelas quais este cogumelos podem contribuir para a saúde do coração. Além disso, sendo ricos em um composto chamado hericenone B, podem diminuir a taxa de coagulação do sangue e diminuir o risco de ataque cardíaco ou derrame.
Uma maneira pela qual esse cogumelo reduz o açúcar no sangue é bloqueando a atividade da enzima alfa-glicosidase, que decompõe os carboidratos no intestino delgado.
Além de reduzir o açúcar no sangue, o extrato de juba-de-leão pode reduzir a dor do nervo diabético nas mãos e nos pés.
Vários estudos em animais mostraram os benefícios desse cogumelo no tratamento da diabetes, reduzindo dor e diminuindo os níveis de açúcar no sangue.
Apesar dessas evidências em animais, mais estudos são necessários para determinar seus benefícios em humanos.
Algumas pesquisas sugerem que o cogumelo juba-de-leão pode combater o câncer graças a várias de suas propriedades.
Estudos mostraram que quando o extrato desse cogumelo é misturado a células cancerígenas humanas em tubos de ensaio, estas células morrem mais rapidamente.
Isso foi demonstrado com vários tipos de células cancerígenas: de fígado, cólon, estômago e sangue.
Além de matar células cancerígenas, o extrato de juba-de-leão também demonstrou retardar a propagação do câncer.
O cogumelo juba-de-leão contém poderosos compostos antioxidantes e anti-inflamatórios que podem ajudar a reduzir o impacto de doenças crônicas.
Vários estudos (infelizmente) em animais descobriram que o extrato de juba-de-leão reduziu os marcadores de inflamação e estresse oxidativo em roedores, e pode ser útil no controle de doenças inflamatórias intestinais, danos ao fígado e derrame.
Pesquisas em animais mostram que o cogumelo juba-de-leão pode aumentar a imunidade, aumentando a atividade do sistema imunológico intestinal, que protege o corpo de patógenos que entram no intestino pela boca ou nariz.
Esses efeitos podem ser, em parte, devido às mudanças benéficas nas bactérias intestinais que estimulam o sistema imunológico.
Infelizmente muitos estudos foram realizados apenas em animais. Apesar de todas essas pesquisas comprovarem a eficácia do tratamento com os cogumelos juba-de-leão para várias patologias, é necessário fazer mais estudos em humanos. Se você for vegano, informe-se com o fabricante.
Cápsulas de cogumelos juba-de-leão estão disponíveis em forma de suplementes dietéticos e são fáceis de encontrar. Mesmo assim, a nossa indicação é sempre consultar um médico antes de consumir qualquer suplemento.
Fonte: healthline.com
Saiba mais sobre os surpreendentes benefícios dos cogumelos:
Psilocibina, substância presente nos cogumelos, pode ajudar a tratar obesidade
Mais cogumelo, mais memória e inteligência, revela pesquisa
Cogumelos que curam câncer. Verdade ou mentira?
Cogumelos: 10 benefícios comprovados, receitas e contraindicações
Cogumelo Véu de Noiva: características, usos e propriedades surpreendentes
Cogumelos “falam” uns com os outros. Estudo revela vocabulário de 50 palavras
Categorias: Saúde e bem-estar
ASSINE NOSSA NEWSLETTER