Índice
Grande parte das pessoas já sentiu vontade de fazer algumas manobras com patins. Embora eles remetam à infância, podem ser usados em diferentes faixas etárias, bastando alguns cuidados de segurança.
Além da diversão garantida, praticar esse tipo de atividade traz muitos benefícios, como fortalecimento muscular, queima de calorias e melhora do equilíbrio. Existem vários tipos de patins no mercado, mas como saber qual o melhor para quem quer começar nessa modalidade? Conheça abaixo as especificações dos modelos mais comuns, quais as vantagens para a saúde e como começar a deslizar por aí.
Andar de patins pode ser tão proveitoso, em termos de queima de calorias, quanto correr ou caminhar. Evidentemente, tudo vai depender do tipo físico, preparo e objetivo de cada um, mas em 1 hora de prática dá para gastar de 500 a 800 calorias.
Além disso, essa é uma atividade que fortalece os músculos das pernas, abdômen e glúteos, intensificando a resistência muscular.
O equilíbrio, a concentração e raciocínio rápido também ficam melhores.
Quem sofre com problemas na coluna, como desvios ou dores, pode se beneficiar da prática, pois andar de patins força uma postura correta.
A atividade também melhora a capacidade dos pulmões, do sistema cardiovascular, e o condicionamento físico, em geral. Um outro importante ganho é o bem-estar alcançado quando se está praticando esse esporte.
Como o próprio nome diz, os patins in line contam com rodas dispostas em linha, por esse motivo são muito indicados para andar em superfícies lisas, como asfaltos e parques. São fáceis de equilibrar, confortáveis e leves, mas exigem certo esforço e capacidade motora para se equilibrar.
Podem ser usados por iniciantes, pois com um pouco de treino são ótimos para manobras, pois são rápidos e flexíveis.
Também conhecido com quad, os patins 4 rodas parecem um skate. Tem duas rodas na parte traseira e duas na dianteira. Por esse motivo são mais fáceis de equilibrar, sendo, inclusive, indicado para crianças.
Seu formato ajuda a dar mais equilíbrio para os praticantes, no entanto por esse motivo eles são menos velozes do que a versão in line.
Tanto os patins in line quanto o de 4 rodas podem ser usados por iniciantes, mas o quad sai na frente no quesito “facilidade de equilibrar”. Já o in line é mais veloz e possibilita maiores manobras. Por isso, tudo vai depender do objetivo de cada um, mas ambos são recomendados.
Nessa tarefa de começar a praticar patins, algumas dicas são essenciais:
Categorias: Esporte e Tempo Livre, Viver
Publicado em 28/04/2021 às 10:52 pm [+]
Obrigado
Publicado em 14/10/2022 às 2:00 pm [+]
É serio que você escreve um artigo, me faz perder 5 minutos da minha vida pra dizer que ambos os tipos servem? Lixo!