Índice
São muitas as formas de cuidar da saúde já que existem diversas atividades físicas para se praticar. O que não vale é ficar parado. O spinning é uma ótima opção para quem quer fazer uma atividade física que ajuda a perder muitas calorias.
O spinning é um exercício aeróbico feito com a ajuda de um monitor que ajusta as mudanças de frequência em um aparelho próprio para a prática da atividade física, feita em uma bicicleta ergométrica. Tais mudanças alteram a frequência cardíaca e a resistência aos exercícios.
Durante a aula, você fica pedalando mudando várias vezes a velocidade e o peso da carga usada. Por isso, o spinning é considerado um exercício de alta intensidade que ajuda a queimar muitas calorias. Ele ajuda a emagrecer rápido e de forma saudável.
Segundo o site Emagrecimento Urgente, o spinning emagrece mais do que a esteira ou a caminhada, já que durante uma aula de 60 minutos é possível emagrecer cerca de 570 calorias para as mulheres e 650 calorias para os homens.
Para ajudar no emagrecimento, o uso de um aparelho chamado frequencímetro ajuda a saber qual a frequência ideal para cada participante da aula. É preciso ter em mente que, para emagrecer, não se deve pedalar em uma frequência muito baixa, pois ela não atinge a zona ideal para a queima de gordura.
Dentre outros benefícios do spinning estão: melhora da capacidade cardiovascular e tônus de pernas e glúteos.
Em qualquer prática de atividade física, é preciso ter periodicidade para realizar os exercícios.
O spinning pode ser praticado diariamente, contanto que se faça pelo menos um dia de descanso semanal. Mas pode começar devagar e ir aumentando a frequência conforme o próprio corpo indique, sentindo bem-estar e não cansaço e dores.
Monotonia de fazer spinning todo dia geralmente não é um problema, porque as aulas nunca são monótonas, pois as sessões mudam. Há, por exemplo, a sessão de “montanha”, na qual os alunos fazem muita força para trabalhar os músculos das pernas, há outras que trabalham mais a perda de gordura e por aí vai.
Praticamente qualquer pessoa pode praticar o spinning, já que não há impacto no exercício, que é feito com pouca amplitude das articulações. Mas pessoas com problemas cardíacos talvez devam fazer uma consulta médica para assegurar que esta seja a atividade física indicada para o seu caso.
É fundamental regular o banco da bicicleta e a altura do guidom, de acordo com as orientações do professor. Leve uma toalhinha, porque a aula faz suar! Isso ajuda, também, a evitar que as mãos escorreguem no guidom.
Não esqueça de levar uma garrafa de água para manter-se hidratado durante a aula.
Se possível, use o frequencímentro, para auxiliar na perda de peso.
Há pessoas que acham o spinning um exercício animado, porque feito com música e em grupo. Por outro lado, ficar pedalando parado e suando numa academia pode não ser muito agradável para algumas pessoas, que preferem respirar ar puro e ver a paisagem.
Então, para saber se você vai se adaptar a uma aula de spinning, o melhor mesmo é você marcar uma aula experimental.
A maioria das academias oferece esse tipo de serviço.
O importante é não ficar parado. Para cuidar da saúde, temos que nos movimentar mudando nossos hábitos, caso eles não seja bons. O que importa é fazer qualquer atividade física, sempre, claro, cuidando da alimentação.
O QUE É QUE A ZUMBA TEM? FUNCIONA REALMENTE? EMAGRECE? DÁ MASSA?
OS 20 ESPORTES MAIS PERIGOSOS (MAS QUÃO MORTAIS ELES SÃO?)
DANÇA DO VENTRE: TUDO SOBRE ESTA LINDA DANÇA FEMININA E SENSUAL
Categorias: Esporte e Tempo Livre, Viver
ASSINE NOSSA NEWSLETTER