Índice
Pilates é um sistema de condicionamento físico que melhora a fluidez do movimento, o tônus muscular, a força e flexibilidade de todo o corpo.
Graças a exercícios de Pilates, podemos obter benefícios diferentes, ativando todos os músculos e articulações.
O método Pilates tem a vantagem de ser facilmente adaptado para as capacidades e as limitações físicas de cada um. Especialmente nos casos de problemas musculares ou dores nas costas é muito boa a prática do Pilates, sob a orientação de um instrutor experiente, que possa indicar os melhores exercícios para você executar.
Os exercícios de Pilates têm maior influência sobre os músculos do tronco e na flexibilidade da coluna, mas também fortalecem os músculos dos braços, pernas e nádegas.
A área que se estende desde o peito até a pélvis em Pilates é chamada Power House e é considerada a parte principal do corpo, a partir da qual se irradia toda a força que temos.
Graças ao Pilates podemos aprender a mover-nos de forma harmoniosa e também podemos remodelar o corpo, especialmente tonificar os músculos.
A prática de Pilates é útil tanto para fins estéticos como para objetivos de reabilitação.
Na verdade, o método Pilates começou como uma prática para a reabilitação dos movimentos corporais. O Pilates trabalha principalmente sobre os músculos que nos permitem manter uma boa postura. Ele nos ajuda a encontrar o alinhamento da coluna vertebral e pode mudar para melhor a forma como andamos ou sentamos.
O método Pilates é benéfico para melhorar o tônus muscular e a circulação. Promove a saúde cardiovascular, que pode ajudar a perder peso e aliviar a dor nas costas e dor de cervical.
Aqui estão alguns dos principais exercícios de Pilates para ser testado usando um tapete antiderrapante como suporte.
Deite de bruços com as pernas juntas e com a cabeça descansando sobre o tapete. Dobre os braços e coloque-os ao lado do corpo com as palmas das mãos na altura dos ombros. Inspire e levante, mantendo as mãos descansando sobre o tapete. Expire e levante os braços esticando-os antes de você. Inspire e volte com os braços dobrados ao seu lado, com as palmas das mãos esticadas e a testa descansando sobre o tapete. Faça 10 repetições. Este exercício treina os músculos das costas e parte interna das coxas.
Deite-se em decúbito dorsal sobre a esteira, os joelhos dobrados em direção ao peito. Inspire e levante uma das pernas de cada vez , formando um ângulo de cerca de 45 graus com o chão . Expire e levante a cabeça ligeiramente. Inspire e estique os braços para a frente, com as palmas das mãos viradas para baixo. Abaixe a cabeça, braços e pernas para voltar à posição inicial e repita o exercício 10 vezes . Este exercício trabalha seu abdominais, oblíquos e músculos flexores dos quadris.
Deite de costas e dobre os joelhos , mantendo as solas dos seus pés sobre o tapete. Traga as pernas paralelas aos joelhos dobrados formando um ângulo reto entre as coxas e pernas. Inspire, levante a perna esquerda e , em seguida, toque o seu dedo do pé, sempre mantendo os joelhos dobrados em 90 graus. Repita 10 vezes com a perna esquerda e 10 vezes com a direita. Este exercício trabalha seu abdominal e músculos dos quadris.
Sente-se com as pernas esticadas na esteira e dedos alongados . Inspire e levante os braços à altura dos ombros , com as palmas das mãos voltadas para a frente . Mantenha os ombros relaxados . Expire e gire o tronco para a direita. Inspire e retornar ao centro . Abaixe os braços . Gire o tronco para a esquerda. Repita 10 vezes de cada lado. Os novatos podem executar o exercício sentado de pernas cruzadas . Este exercício trabalha o trapézio , os músculos das costas e braços.
Fique de quatro sobre a esteira, com as palmas das suas mãos estendidas na linha dos ombros. Traga uma perna apontando o pé e faça o mesmo com a outra perna. Você pode manter os pés juntos ou ligeiramente separados para ter uma posição mais estável. Inspire e expire, levantando a perna esquerda tentando trazê-la paralela ao chão. Traga o seu pé sobre o tapete e repita o exercício com a perna direita. Realize 5 vezes com cada pernas. Este exercício trabalha os abdominais, peitorais, tríceps, glúteos.
YOGA PARA INICIANTES: POSES, SEQUÊNCIAS E DICAS
ALONGAMENTO: POR QUE E COMO FAZER?
DESCUBRA OS INÚMEROS BENEFÍCIOS DA HIDROGINÁSTICA
Fonte fotos: Best Health Mag
Categorias: Esporte e Tempo Livre, Viver
ASSINE NOSSA NEWSLETTER