Índice
Emagrecer é uma tarefa difícil. Exige uma dieta adequada e os exercícios ideais para cada objetivo. Se você deseja queimar gordura abdominal, por exemplo, há movimentos específicos para essa finalidade.
Tão importante quanto escolher o exercício certo é saber como realizá-lo da forma certa. E existe um modo? Pode apostar que sim. Estas dicas esclarecem como maximizar sua atividade física para alcançar todo o seu potencial.
Antes de mais nada, você precisa ter em mente que o exercício físico requer o máximo de você. E “máximo” não quer dizer um pouco, ou quase tudo. Significa tudo o que você pode dar. Edward Jackowski, Ph.D. e autor de Escape Your Weight (ainda sem tradução para o português), “é a intensidade do exercício que aciona o metabolismo”.
Embora não queime gordura, o levantamento de peso desenvolve os músculos. A grande vantagem disso é que quanto mais músculos a pessoa tiver, mais calorias queimará quando não estiver em atividade.
O cross-training permite manter a intensidade por mais tempo, de uma forma que não seria possível se você estivesse trabalhando uma única parte do corpo. E lembre-se: a intensidade conta pontos para a eficácia do treino.
A pausa para ir ao banheiro ou conferir o celular aumenta as chances de sua frequência cardíaca voltar ao normal. Uma taxa elevada está ligada a uma maior queima de calorias.
A alteração cardíaca do ato de dormir para o de se exercitar é muito brusca, podendo gerar sonolência ao longo do dia. Um aquecimento de 10 minutos pode reduzir esse choque, aumentando o ritmo da atividade e a queima de gordura.
Realizar a mesma atividade ao longo dos dias acaba fazendo com que seu corpo se acostume a ela. Procure realizar seus exercícios em uma ordem diferente, testando novos exercícios com o equipamento familiar ou radicalizando na rotina.
Procure treinar sobre outras superfícies além do solo, como trampolins, camas elásticas ou escadas. Enquanto seu corpo tentar se adaptar a elas, ativando músculos extras para garantir estabilidade ou resistir à gravidade, a queima de calorias será maior.
Os dois ambientes são radicalmente diferentes. Sempre que encontra uma condição diferente, seu corpo se esforça para se adaptar, o que ativa mais músculos e promove uma eliminação superior de calorias.
Se iniciar sua atividade física com um lanche, seu corpo tenderá a queimar essas calorias em vez das anteriores. Um alerta: fique de olho no que seu corpo pensa a respeito. Se faltar energia para o treino sem um lanchinho prévio, tudo indica que seus hábitos devem permanecer inalterados.
Nossa tendência é escolher melodias empolgantes que incentivem uma atividade intensa. O ideal, porém, é selecionar suas músicas respeitando o timing de seus exercícios. Isso inclui planejar músicas mais lentas para exercícios mais lentos, e assim por diante. Dessa forma, seu programa físico será quase intuitivo, requerendo uma pausa mínima entre um exercício e outro.
Talvez te interesse ler também:
O QUE É QUE A ZUMBA TEM? FUNCIONA REALMENTE? EMAGRECE? DÁ MASSA?
DESCUBRA OS INÚMEROS BENEFÍCIOS DA HIDROGINÁSTIC
10 ALIMENTOS E REMÉDIOS NATURAIS QUE AJUDAM A EMAGRECER
Categorias: Esporte e Tempo Livre, Viver
ASSINE NOSSA NEWSLETTER