Índice
Aqui temos falado, e muito, sobre as bicicletas e seus benefícios. Mas tudo muito centrado no meio ambiente e no trânsito caótico das grandes metrópoles, para estimular as pessoas a deixarem seus carros em casa, por uma menor emissão de CO2 na atmosfera e uma vida menos estressada. Só que as vantagens de andar de bicicleta vão muito além dessas. Há, comprovadamente, benesses extensas para a saúde e o bem-estar de quem pedala todos os dias.
Ou seja, como se não bastasse ser o veículo ecologicamente mais sustentável do mundo – na opinião da própria ONU – e de pouco impacto no trânsito, a bike também ajuda a manter nossa saúde, física e mental, em dia.
foto: fotospublicas
Esse benefício é bem conhecido já que a bicicleta ergométrica é um dos equipamentos mais utilizados nas academias. Andar em ritmo moderado por apenas 30 minutos pode queimar até 260 calorias, valor aumentado consideravelmente se o ritmo e o tempo forem expandidos.
Andar de bicicleta também acelera o metabolismo, fazendo com que o organismo continue queimando calorias alguns minutos depois de sua prática.
Quando o ciclista pedala, ele exerce força sobre os pedais que contribui no fortalecimento de vários grupos musculares, em especial o das pernas, das coxas e também da região abdominal, pois estimula a contração do abdômen.
Se o seu fôlego já não é mais o mesmo de outros tempos, andar de bicicleta pode resolver o seu problema.
Pedalar é um exercício aeróbico e de resistência muscular, principalmente se o terreno percorrido exigir mais do ciclista. Ultrapassar esses obstáculos e continuar sempre pedalando, aumentam gradualmente seu condicionamento físico, fazendo você querer pedalar por muito tempo mais.
Andar de bicicleta ajuda a manter a intensidade e a frequência cardíaca, melhorando o funcionamento do coração e prevenindo doenças cardíacas.
Queima gorduras e evita o ganho de peso, deixando o risco da obesidade para trás, além de controlar os índices de colesterol.
Sabe por que não há tanta gente por ai indicando esportes como vôlei ou basquete para a prática casual?
É por causa da pressão que esses esportes fazem nas articulações. Em nível inferior, até mesmo a corrida pode prejudicar as articulações se não houver o cuidado necessário, e isso pode ser um problema bem grande para você no futuro.
Isso não ocorre com o hábito de pedalar, já que é um exercício que se pratica sentado, sem grandes impactos ou sobrecarga nas articulações. Este é um dos principais motivos pelo qual a bicicleta é indicada para todos, principalmente aos iniciantes e para quem está acima do peso, pois uma pessoa não preparada fisicamente, não conseguirá suportar grandes pressões e impactos nas articulações, podendo causar danos.
Por essas razões, além das questões ambientais e para desafogar o trânsito da sua cidade, ande de bicicleta. Sua saúde, a natureza e o tráfego agradecem!
Talvez te interesse ler também:
BALLET: 10 BENEFÍCIOS PARA CAIR NA DANÇA
A YOGA É REALMENTE PARA TODOS: VALERIE SAGUN DEMONSTRA ISSO AO MUNDO
OS 10 MELHORES ATLETAS VEGANOS DO MUNDO
Fonte foto: fotospublicas.com
Categorias: Esporte e Tempo Livre, Viver
ASSINE NOSSA NEWSLETTER