Índice
A cada dia, o Stand Up Paddle (ou SUP) conquista mais praticantes do esporte no Brasil e no mundo. Uns dizem que o esporte nasceu com os Beach Boys, salva-vidas de Waikiki, mas há relatos mais antigos na Austrália e até mesmo em Santos, litoral paulista. Vamos saber mais sobre este esporte, suas modalidades, seus benefícios e muito mais!
O Stand Up Paddle seria uma tradução para o Remo em Pé, ou, Surfe com Remo e pode ser praticado no mar, na lagoa, rios e até em corredeiras. Talvez seja por isso que é um dos esportes que mais cresce no mundo.
O Stand Up Paddle hoje é uma febre entre os adoradores de esportes aquáticos, mas a prática comum do esporte não se limitou somente às ondas que quebram nas praias, surgindo diversas modalidades.
Uma das modalidades do Stand Up Paddle é o SUP Downwind que consiste em surfar ondas criadas pelo vento, uma prática muito peculiar e recheada de técnicas. Traduzido do inglês para o português, Downwind significa “na direção do vento”, mas na prática, as ondulações fazem a diversão ficar melhor, pois não há graça remar a favor do vento, se não há ondulações para surfar.
SUP downwind na Península Superior, Michigan
Outra modalidade interessante é o SUP Fishing praticado no verão em águas mais calmas e limpas, que proporcionam maior número de iscas (cardumes de pequenos peixes), em locais mais próximos a região costeira, que atraem peixes maiores, momento em que a diversão se torna uma remada forte cheia da adrenalina proporcionada pela pesca.
Também conhecida como SUP Wave, o SUP surfe consiste em descer as ondas em pé na prancha com o auxílio do remo. Pela sua dificuldade, ele possui menos praticantes no Brasil.
O SUP Remada é modalidade que mais cresce em águas brasileiras. Além de ser mais fácil de se equilibrar na prancha, ele pode ser praticado em lagoas, rios e mares com águas calmas. Sua prática consiste em ficar de pé em cima da prancha e remar pequenas ou grandes distâncias. O esporte possui várias categorias, como por exemplo o SUP Race, que necessita de pranchas especiais para que o surfista possa remar a favor do vento e da correnteza.
Mas a diversidade de modalidades não para por aí. Da união do SUP com a Yoga surgiu o SUP Yoga, que consiste na execução das posturas do Yoga em cima da prancha, sobre a água. Assim, o tapete passa a ser a prancha, e o estúdio de prática, a natureza ao redor com todos os seus elementos: o vento, a água do mar, o sol, os pássaros. Esse contato com a natureza revitaliza a o corpo e a mente, favorecendo o relaxamento e proporcionando tranquilidade mental.
Outra modalidade que se somou ao SUP é o SUP Pilates muito praticado no Rio de Janeiro e que agora também virou paixão em Florianópolis. O número de praticantes de Pilates vem crescendo a cada ano no Brasil e com esse crescimento, surgem novidades, que trazem cada vez mais desafios aos seus praticantes. Segundo o Professor de Educação Física Sandro Crepaldi, o SUP Pilates é praticado na água e em cima de pranchas de Stand Up, onde os desafios são aumentados e o trabalho e os benefícios para o corpo são potencializados ao máximo, pois ao praticar a modalidade, exige-se mais dos músculos estabilizadores, para que estes mantenham o equilíbrio do corpo enquanto se faz os movimentos de Pilates.
Apesar de parecer difícil, pessoas que nunca subiram em uma prancha podem praticar o SUP, pois a flutuabilidade é muito grande e a pessoa não precisa saber nadar, pois pode fazer as aulas em lagos com pouca profundidade ou em piscinas.
O fato de ser fácil com certeza é uma das características que ajudou a difundir este esporte, hoje considerado “febre”, mas além de fácil, o SUP é relaxante e ao mesmo tempo divertido, proporciona o contato direto com a natureza e, ao final da aula poder se refrescar dando um mergulho neste calor tropical do Brasil, é realmente uma outra sua super vantagem.
Mas as vantagens e os benefícios deste esporte não param por aqui:
Para quem não vê graça em puxar peso nas academias, para quem gosta do contato com a natureza, ou precisa deste contato para acalmar a mente, o SUP é realmente ideal.
Sua prática é quase que uma meditação, e isso faz bem pra muita coisa, traz muitos benefícios seja em um nível físico que mental, emocional.
Entre as principais vantagens e benefícios desta prática esportiva, o SUP proporciona:
Leia mais: STAND UP PADDLE: 10 BENEFÍCIOS DESTE ESPORTE
Portanto não há desculpa para não praticar um esporte que proporciona um contato tão diverso e divertido com a natureza. Simples assim: uma prancha, um remo e a natureza ao redor.
Experimente!
Talvez te interesse ler também:
SURFE SUSTENTÁVEL: EIS A PRIMEIRA PRANCHA FEITA DE ALGAS
Fonte foto capa: Jérémy Massière, campeão francês de SUP
Categorias: Esporte e Tempo Livre, Viver
ASSINE NOSSA NEWSLETTER