Índice
O aprendizado faz parte da vida de todo mundo, mas é na infância que o terreno para assimilar conhecimento está tão fértil, que tudo parece mais fácil. Crianças adoram aprender e é dever dos adultos mostrar para elas toda sabedoria que existe no mundo. Uma das mais importantes é ensinar a cuidar da saúde do planeta, a ter práticas de sustentabilidade.
Longe de ser um conceito denso, a sustentabilidade nada mais é que compreender o impacto que as pessoas têm no mundo e o que elas deixarão para as gerações futuras.
Conheça abaixo algumas ideias de como incentivar as crianças a desenvolverem práticas sustentáveis no dia a dia.
Aquela garrafa de água pode se tornar um poderoso robô, a latinha de refrigerante pode ser um porta lápis muito eficiente e por aí vai. Estipule com a criança brincadeiras que a incentivem a construírem seus próprios brinquedos com materiais que iriam para o lixo.
Leve a criança um dia para um passeio diferente. Com luvas e sacolinhas, incentive-a a recolher o lixo das ruas. Pode parecer estranho, em um primeiro momento, mas mostre que ela está cuidando da cidade e, consequentemente, das pessoas à sua volta.
Se possível, separe itens de plástico, de vidro, de papel e orgânicos em lixeiras separadas e mostre para a criança a importância de fazer a coleta seletiva. Você pode usar adesivos com desenhos para etiquetar as lixeiras. As crianças vão adorar.
Pode ser um vasinho de hortelã para perfumar a comida, pode ser uma miniestufa ou mesmo uma árvore, caso você tenha espaço. O importante é ilustrar para a criança como é a natureza em seus processos.
Existem inúmeras receitas de produtos caseiros, como detergentes, amaciantes, desodorantes ou mesmo itens para o cabelo que são feitos em casa, de modo totalmente natural. Faça um dia com a criança esse experimento e mostre para ela que é possível criar coisas ao invés de sempre comprar.
Recolha materiais que iriam para o lixo, como garrafas, latas e papel para fazer itens artísticos, instrumentos musicais e o que mais a imaginação permitir.
Leve a criança, sempre que puder, em parques da cidade e outros locais onde ela possa apreciar e interagir com a natureza.
Peça para a criança recolher a água da chuva para que vocês possam reutilizar para regar plantas, lavar o quintal, entre outras coisas.
Existem diversos livros infantis que abordam a importância de preservar a natureza. A leitura é uma ótima forma de ensinar as crianças sobre isso, além do ganho de estar incentivando também o hábito de ler.
Uma garrafa grande de refrigerante e material orgânico, além de terra e mesmo papel picado são o que você precisa para ensinar compostagem para as crianças. Veja AQUI como fazer! O mais legal é que com uma garrafa transparente a criança consegue ver as mudanças que acontecem com o material, no decorrer da semana.
Existem vários experimentos (como ESSE) para mostrar os efeitos da poluição na água e no ar. Faça um destes para mostrar para as crianças como alguns hábitos são nocivos para a natureza.
Ensine as crianças a não terem medo de minhocas, lagartixas, aranhas e outros animais menos fofinhos. Ensine as crianças a importância peculiar de cada ser na biodiversidade da Terra.
Respeitar os animais não é necessariamente ter pet em casa. É não alimentar animais selvagens, é não comprar e domesticar animais silvestres, é boicotar circos, aquários e toda sorte de eventos que exploram os animais:
Incentive a criança a fazer doações de itens que ela não usa mais, como brinquedos e roupas. Esse é um hábito que deve ser sempre incentivado e faz toda a diferença no impacto ambiental. Ensine também o contrário: a adquirir itens de segunda-mão.
Existem vários desenhos e filmes que mostram a importância de preservar o meio ambiente, como Peixonauta, Mundo Bita, Show da Luna, entre outros.
Crianças querem de tudo a toda hora. Muitos quereres duram segundos e vão para o lixo. É ovo kinder e tantas outras surpresas desagradáveis ao meio ambiente que as próprias crianças podem rejeitar quando souberem a realidade do consumo. Felicidade é brincar na rua, é ter amigos, é improvisar brinquedos, e não o consumo.
Vivemos em um mundo perigoso, acabou a brincadeira de rua para quem mora nas grandes cidades. Mesmo assim, dá para ir ao parque, dá para chamar as crianças em casa.
Estimular o contato humano entre as crianças é a melhor arma contra a inteligência artificial e contra todos os contatos intermediadas por algum tipo de tecnologia digital:
O que é especismo?
É um conceito que define a soberania humana sobre as outras espécies e também a preferência humana em algumas espécies em detrimento de outras.
Algumas espécies a gente ama: gatos e cachorros. Enquanto porcos, vacas e galinhas, a gente confina, explora, mata e consome.
O que é senciencia? É a capacidade de sentir, de entender ou de perceber algo por meio dos sentidos. Diversos estudos vêm comprovando a senciência de muitos animais.
O que o racismo tem a ver com o meio ambiente? Tudo! Tanto é que é que cunharam o termo racismo ambiental. É importante que as crianças entendam que o planeta é um ser vivo interligado em tudo, e que ninguém deve pagar pelos erros de ninguém. Somos todos responsáveis. Somos todos detentores de direitos e obrigações a termos um ambiente saudável para todos.
Ensine às crianças os conceitos da sustentabilidade, da biodiversidade e do Todo, o que pode ser resumido em ensine a criança a ser generosa!
Essa dica resume todas as anteriores, afinal, o que é sustentabilidade? O termo parece difícil mas é simples: sustentabilidade é a capacidade de criar meios para suprir as necessidades básicas do presente, sem afetar ou prejudicar as necessidades das gerações futuras.
Sustentabilidade tem tudo a ver com biodiversidade porque em um sistema cíclico, como é a vida na Terra, existe um TODO que se interconecta e cria interdependência. A biodiversidade é a riqueza que sustenta o TODO.
As crianças precisam saber, ao modo delas, que estamos todos interligados, que nenhuma ação é inútil ou inconsequente. Assim fica fácil entender que o bem de um é o bem do outro e vice-versa! Sejamos generosos!
Viu quanta coisa dá para fazer para que as crianças sejam aliadas na luta pela preservação do nosso planeta? Então aproveite essas dicas para fazer os pequenos felizes! A vida agradece!
Fontes:
Talvez te interesse ler também:
Dia das crianças – Menos presente e mais presença
Para as crianças, animais de fazenda não são comida!
Metaverso para crianças: alerta máximo para os perigos da nova internet
Categorias: Crianças
ASSINE NOSSA NEWSLETTER