A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu recolher 5 fórmulas infantis pelo risco de estarem contaminadas com uma bactéria que pode ser letal para os bebês.
A contaminação foi detectada depois de a Food and Drugs Administration (FDA), órgão regulatório dos EUA, ter feito uma inspeção na fábrica da empresa Abbott Nutrition da cidade norte-americana de Sturgis.
As marcas em questão são: Human Milk Fortifier, Similac PM 60/40, Similac, Alimentum e EleCare, produzidas pela empresa Abbott Nutrition. Até o momento, nos Estados Unidos, quatro bebês com menos de 6 meses foram internados e um morreu, após o consumo do produto.
As bactérias que podem estar contaminando as fórmulas mencionadas são a Cronobacter sakazakii e Salmonella Newport. A contaminação pode ter ocorrido em função de uma falha no controle nas etapas de produção e da falta de uso de roupas de proteção necessárias.
Embora a representante brasileira da empresa Abbott tenha destacado que, no momento, nenhum produto nutricional vendido no Brasil faz parte dos lotes contaminados, a Anvisa informa que os lotes com suspeita de contaminação começam com os dois primeiros dígitos entre 22 e 37, contém K8, SH ou Z2, e têm data de validade para 1 de abril de 2022 ou data posterior.
Essas informações podem ser obtidas verificando a parte debaixo da embalagem.
A recomendação da agência é evitar a aquisição e consumo de tais produtos. Caso a fórmula suspeita tenha sido ingerida, é importante interromper o uso, comunicar ao médico e ficar atento aos sintomas de intoxicação, como náuseas e vômitos.
Vale lembrar que o Brasil não registrou nenhum caso desse tipo, até o momento.
Talvez te interesse ler também:
Leite no copinho é a melhor opção? Por que dar e como dar
Recém-nascido que dorme muito é normal? Quando se preocupar?
Polvo de crochê: para que serve e por que funciona
O sofrimento dos animais explorados pela indústria do leite
Amamentação prolongada – Por que ela é tão importante para a criança
Categorias: Crianças
ASSINE NOSSA NEWSLETTER