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O problema do bullying infelizmente é muito comum, principalmente nas escolas, devido ao fato de muitas delas manterem o modelo conservador de ensino, baseado na competição, na comparação e não no respeito à individualidade.
Apesar das campanhas de conscientização promovidas para combater esse mal, o problema persiste. Entretanto há uma nação na Europa, famosa pelo seu grau de felicidade e bem-estar, que encontrou uma maneira que realmente funciona para combater o bullying.
Trata-se da Dinamarca, onde o bullying não é considerado uma falha de caráter, como acontece no Brasil e em outros países, mas sim uma consequência do comportamento intolerante e da dinâmica incorreta do grupo, e é por isso que lá não há punição, mas sim uma intervenção educativa.
E por essa razão, a americana Jessica Joelle Alexander, que vive na Dinamarca e é psicóloga e socióloga escreveu o best-seller: “Crianças dinamarquesas: O que as pessoas mais felizes do mundo sabem sobre criar filhos confiantes e capazes” (edição brasileira) e “The Danish Way of Parenting” (edição em inglês).
Ambos livros têm como fundamentos o método dinamarquês para educar as crianças de forma a torná-las seres humanos felizes.
Essa terapeuta se dedica há anos em descobrir os segredos do modelo de educação dinamarquês para torná-lo aplicável em outros países, mostrando como através deste método pode-se reduzir drasticamente o bullying nas escolas.
Conforme Jessica Alexander contou em uma matéria para o site D.Repubblica, quando ela se casou, entrou em contato com a cultura dinamarquesa e em quase vinte anos, ela adquiriu a percepção de que os dinamarqueses criavam seus filhos de uma maneira muito peculiar e eficaz.
O resultado dessa criação? Crianças e jovens educados, respeitosos, serenos e felizes. Isso a motivou a investigar essa forma de educação e ela passou a compreender a razão da Dinamarca ser considerada há mais de quarenta anos um dos países mais felizes e isso graças ao tipo de educação aplicado nesse país.
Nesse contexto, ela dedicou-se a conhecer melhor o modelo educacional dinamarquês, para poder compartilhar com pais e professores de outros países.
Uma dos aspectos dessa educação é a abordagem inovadora em relação ao bullying, que levou a Dinamarca a criar o programa “Livre de bullying”, o qual fez com que houvesse uma redução de 25 para 7% desse problema, nos últimos dez anos. Um resultado impressionante, não é mesmo?.
Você deve estar se perguntando como se deu isso?
E lá vai a resposta: na Dinamarca, o bullying é visto como efeito da falta de tolerância e da dinâmica desarmônica do grupo.
Nas escolas dinamarquesas, os professores desenvolvem estratégias para ajudar os alunos a se integrarem melhor ao grupo. Assim, aquele que é diferente, começa a se sentir aceito e deixa de se comportar mal.
Para poder detectar as diferenças individuais dos alunos, um dos métodos utilizados pelos professores dinamarqueses para monitorar a dinâmica de grupo é a “pesquisa de bem-estar“.
Através dessa pesquisa, a criança responde o quão feliz se sente usando uma escala de 1 a 10 e identificando três pessoas com as quais passa mais tempo, além de uma série de outras perguntas relacionada à idade e necessidades de cada aluno.
Com o resultado da pesquisa, os professores adquirem informações importantes sobre o bem-estar dos alunos, tanto individual quanto coletivo, e desenvolvem mais empatia com seus alunos, os compreendendo melhor.
Após coletados os dados da pesquisa, os professores fazem um sociograma que é uma representação gráfica da hierarquia do grupo, onde se pode detectar o aluno que interage melhor e o que tem dificuldade de se sociabilizar com os outros e, assim, é possível planejar aulas com base em uma estratégia que promova melhor interação no grupo.
Outra estratégia aplicada pelo modelo de ensino dinamarquês é que os estudantes dos 6 aos 16 anos são conduzidos em atividades específicas, feitas uma hora por semana, com base na comunicação-não-violenta, ou seja, ouvindo e se colocando um no lugar do outro, promovendo mais tolerância, entrosamento e empatia entre eles.
O que contribui para que as escolas dinamarquesas tenham bons resultados, é que as famílias reforçam essa educação.
O método dinamarquês de educação dos filhos consiste em:
Em síntese: Educar crianças e jovens para desenvolverem a tolerância e a inclusão é valorizar o essencial, pois não adianta injetar teorias, conceitos e conteúdos nas cabeças dos filhos ou alunos, se não existe respeito e humanidade na convivência.
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