O governo inglês decidiu introduzir a meditação mindfulness como uma disciplina em 370 escolas inglesas com o objetivo de melhorar a saúde mental dos alunos.
As escolas na Inglaterra estão se atualizando e decidiram adicionar às disciplinas clássicas o mindfulness, ou a prática de meditação e consciência baseada na respiração e atenção ao momento presente.
Como em todas as escolas do mundo, no Reino Unido também estuda-se matemática, ciências, história, etc. No entanto, existem várias instituições educacionais que estão se preparando para ampliar seu currículo tradicional neste momento, adicionando um assunto muito especial: a meditação mindfulness, ou, da atenção plena.
Alunos de aproximadamente 370 escolas começarão a praticar mindfulness como parte de um projeto de estudo que visa melhorar a saúde mental dos jovens. Isso foi anunciado pelo governo britânico em um comunicado de imprensa onde também se lê que o experimento, que durará até 2021, será um dos maiores do gênero no mundo.
Os alunos trabalharão com especialistas em saúde mental para aprender exercícios de relaxamento e respiração e outras técnicas inovadoras, úteis para aprender a administrar suas emoções.
O objetivo do programa, realizado graças à colaboração com o Centro Anna Freud, é estudar quais abordagens funcionam melhor para apoiar a saúde mental e o bem-estar dos jovens neste mundo em rápida mudança, o que os expõe particularmente e os faz viver sob pressão.
Não é por acaso que, nos últimos anos, os alunos estão enfrentando com mais frequência situações difíceis, como bullying, cyberbullying, estresse e outras dificuldades de vários tipos na escola. Os professores, apoiados por especialistas, detêm a chave não só para promover a aprendizagem e o enriquecimento cultural das crianças, mas também para prevenir quaisquer problemas de saúde mental.
De acordo com Damian Hinds, Secretário Britânico de Educação:
“As crianças começarão a ser gradualmente introduzidas em problemas relacionados à saúde mental, bem-estar e felicidade desde o início da escola primária”.
A iniciativa vem após os resultados de uma pesquisa encomendada pelo Serviço Nacional de Saúde que constatou que um em cada oito meninos ou meninas na Inglaterra (entre 5 e 19 anos) sofreu pelo menos um transtorno mental no momento da avaliação em 2017.
A pesquisa indicou, entre outras coisas, um pequeno aumento nos transtornos mentais em crianças entre 5 e 15 anos, que subiu para 11,2% em 2017, de 9,7% em 1999. Transtornos como ansiedade e depressão foram os mais comuns, especialmente em meninas.
O mindfulness será a melhor estratégia para que os jovens ingleses desfrutem de uma saúde plena, pois as condições para isso estão todas em suas próprias mentes!
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