Índice
Um dos sintomas que mais levam os pais ao pediatra é a tosse constante dos seus filhos, principalmente dos bebês e crianças pequenas. Um problema incômodo, comum e que conta com um aparato de medicamentos que “prometem” acabar com a tosse. Mas será que esse aparato funciona?
Será mesmo que a melhor forma de tratar a tosse é usando medicamentos? Será que precisa mesmo tratar a tosse?
Saiba abaixo o que realmente funciona, e o que é melhor deixar de lado, de acordo com a ciência.
{index}
A tosse pode ser causada por uma série de doenças, mas em crianças o mais comum é que se trate de infecções virais, como gripe e resfriado.
A alergia também é uma possível causa por trás do sintoma. Além disso, o refluxo pode provocar tosse, e também doenças como a laringite, bronquiolite e asma. Caso a criança tenha aspirado algum objeto, a tosse pode aparecer.
Vale lembrar que a tosse é um sintoma, não uma doença. Ela é uma tentativa do organismo de expulsar o agente nocivo, por isso o mais recomendado é sempre tratar a causa, o que está por trás da tosse. Isso quando necessário.
Quando o quadro é de uma infecção viral simples, como um resfriado, o recomendado é esperar a doença passar, o que costuma acontecer entre 5 e 7 dias.
Embora comuns, o uso de xaropes para tosse é contraindicado pelos especialistas. Além de não serem efetivos, podem causar efeito contrário, piorando o quadro e, muitas vezes, causando danos maiores à saúde.
Não existe ainda medicação eficaz para tratar a tosse. Segundo revisão publicada pela Colaboração Cochrane, em 2014, não há base científica que justifique uso de medicamentos como xaropes para tratar a tosse.
Existem medidas que podem aliviar a tosse, que funcionam melhor do que investir em medicação. São elas:
Caso a criança apresente febre alta e persistente, pele azulada ao redor da boca e dificuldade de respirar, é importante que os pais procurem um atendimento médico de urgência, pois pode se tratar de um quadro mais grave.
Talvez te interesse ler também:
CRIANÇAS PRECISAM DE REGRAS TANTO QUANTO DE AMOR
MORTE DE MAIS DE 30 BEBÊS NOS EUA, PROVOCA RECALL DE BERÇOS
VEJA POR QUE BEBÊS NÃO DEVEM NUNCA BEBER ÁGUA ANTES DOS 6 MESES
ASSINE NOSSA NEWSLETTER