Índice
A convivência com crianças é cheia de desafios. Elas estão aprendendo, todos os dias, a lidar com os próprios sentimentos, com os outros, com o mundo. Embora seja comum que vez ou outra elas façam birras ou tornem-se mais “difíceis”, é importante que os pais fiquem atentos quando a criança parece “mandar” na casa.
Comportamentos muito agressivos, autoritários, dificuldade de obedecer e a busca por ser o centro das atenções o tempo todo podem estar por trás de um desvio conhecido como Síndrome da Criança Imperador. O termo vem da psicologia e ajuda a explicar o que pode acontecer com os pequenos, caso os pais sejam permissivos demais.
Quer saber mais sobre o assunto? Acompanhe abaixo.
{index}
O problema que afeta as crianças, principalmente, por volta dos 7 anos, evidentemente, não é culpa delas. Em virtude de falhas na educação, de um comportamento permissivo e inconsistente dos pais, os pequenos podem desenvolver essa síndrome. Na ausência de uma educação consistente, e, muitas vezes, por não sentirem que são verdadeiramente amadas, essas crianças se apoiam em um padrão comportamental, que tem como base esse pedido por amor e atenção.
Estudiosos apontam que, apesar de existirem causas genéticas relacionadas a essa síndrome, há fortes componentes ambientais e familiares. Basta lembrar que crianças não nascem sabendo como controlar os próprios impulsos, que é natural que elas sejam mais egocêntricas, pois não sabem ainda quem são e como funciona o mundo. Dessa forma, se a educação for frágil, essa impulsividade pode dar vasão a comportamentos agressivos e autoritários.
Alguns sinais são mais preponderantes que outros, mas os pais devem ficar atentos quando essas características aparecem em conjunto e/ou de modo muito presente. Alguns dos traços que identificam essa síndrome, são:
Nunca é tarde para ajudar as crianças a serem melhores. Como elas estão em fase de aprendizado, são adaptáveis e receptivas. Caso você identifique os sinais mencionados acima, pode fazer algumas coisas para auxiliar o pequeno a sair desse quadro agressivo, como:
Talvez te interesse ler também:
12 CONSELHOS PARA MELHORAR A AUTOESTIMA DAS CRIANÇAS
POR QUE AS CRIANÇAS VEEM MIL VEZES AS MESMAS COISAS?
CRIANÇAS: ELOGIAR É PRECISO! MAS QUANTO?
ASSINE NOSSA NEWSLETTER