Índice
Os hábitos alimentares, assim como outros aspectos, são ensinados já na primeira infância. Uma criança que só come produtos industrializados, cheios de açúcar e sódio, dificilmente vai ficar feliz ao ver uma porção de cenouras como lanche. No entanto, se alimentar bem é mais fácil do que parece, embora exija disciplina e comprometimento por parte dos pais.
A merenda de todos os dias, por exemplo, é um desafio para muitos. Como tempo é um recurso escasso graças ao modo de vida atual, é comum que os pequenos acabem levando alimentos práticos, mas nada nutritivos. No entanto, algumas dicas podem ajudar na hora de montar a lancheira das crianças. Confira abaixo algumas delas e sugestões de lanches deliciosos e saudáveis.
Uma boa lancheira deve conter carboidratos – alimentos energéticos essenciais para dar energia; proteínas (os construtores) e reguladores (que contém vitaminas e minerais, como frutas e legumes).
Lembre-se de equilibrar também os doces e salgados, para não mandar muito açúcar para a criança todos os dias, por exemplo.
Embora seja tentador comprar produtos já prontos para consumo, essa escolha é ruim para a saúde da criança, pois esses alimentos são cheios de açúcar, gordura, conservantes e sódio.
Evite, por exemplo, mandar salgadinhos, bolachas recheadas ou embutidos na lancheira.
Crie o hábito de montar um cardápio, que pode ser semanal, do que a criança vai levar. Assim, quando for ao supermercado, vai saber o que comprar e ter opções a semana toda. Se sobrar um tempinho, teste aquela receita diferente e nutritiva que viu e deixe a criança levar para a escola.
Bebidas naturais podem ser colocadas em cubinhos de gelo e descongeladas pouco antes da saída da criança para a escola. Isso possibilita que os minerais e vitaminas das frutas sejam conservados por mais tempo.
Dá também para congelar aquele bolo ou biscoito que você fez na semana e tirar da geladeira um dia antes para a criança levar.
Inove ao fazer sanduíches com formato de estrelas, mande espetinhos de frutas, deixe tudo bem colorido para que a criança se sinta atraída pela comida.
Aproveite para fazer também patês caseiros e aproveite as sobras para incrementar o lanche.
Talvez te interesse ler também:
A MELHOR RECEITA DE PÃO DE QUEIJO MINEIRO: CROCANTE POR FORA, MACIO POR DENTRO
COMO INCENTIVAR AS CRIANÇAS A SE ALIMENTAREM DE MODO SAUDÁVEL
CRIANÇA TAMBÉM TEM COLESTEROL ALTO! SAIBA COMO CONTROLAR
ASSINE NOSSA NEWSLETTER