Índice
Quem tem criança em casa sabe que se tem um tema recorrente na vida dos pais é falar de xixi. Algo que parece tão simples, fisiológico, pode tornar-se um pesadelo, caso o processo de desfralde e controle da urina não seja tão bem-sucedido como deveria ser.
O controle diurno do xixi costuma ser mais simples, porém o noturno pode demorar anos para acontecer de forma plenamente eficiente. E é aí que entra em cena a enurese noturna, o hábito de fazer xixi na cama, algo que pode estressar toda a família e comprometer bastante a qualidade de vida das crianças.
Para evitar problemas maiores, é importante conhecer exatamente o que é esse problema, quais as causas, principais sintomas e como lidar com isso.
Saiba mais abaixo.
Enurese é o termo que se dá quando crianças fazem xixi na cama. Caracteriza-se pela perda involuntária de urina, que pode ocorrer por vários fatores, desde fisiológicos até emocionais.
Para ser considerada como enurese, a criança precisa ter mais que 5 anos e passar por, pelo menos, dois episódios de xixi na cama, na mesma semana.
Os meninos têm maior risco de desenvolver a enurese do que as meninas, pode acontecer também de uma criança que já superou essa fase, voltar a fazer xixi à noite. Geralmente, nesse último caso, é emocional e está ligada a episódios de estresse na vida da criança, como nascimento de irmãos ou perda de entes queridos.
Estima-se que cerca de 15% das crianças, por volta dos 5 anos, passem pelo problema, 7% aos 10 e 3% aos 12.
É importante salientar que a falta de habilidade dos pais para lidar com a enurese, muitas vezes castigando e brigando com a criança que faz xixi na cama nunca são aconselháveis.
Para os pequenos é bastante estressante toda a situação, principalmente por que há uma queda de autoestima, tornando-a medrosa frente às novas situações, principalmente se envolverem dormir fora de casa. Pode haver também queda no rendimento escolar.
O controle dos esfíncteres e a percepção de que está na hora de fazer xixi costumam ocorrer por volta dos 2 anos de idade, época em que, geralmente, os pais fazem o desfralde.
No entanto, a maturação neurológica para controlar o xixi noturno pode levar mais tempo, e só acontecer depois dos 3 anos.
Até os 5 anos é normal a criança deixar escapar xixi de vez em quando. Porém se ela começar a fazer com frequência, entre os 5 e 7 anos, já dá para procurar ajuda médica.
Os casos mais graves são quando a criança depois dos 7 ainda urina na cama com frequência.
A enurese noturna pode ter várias causas. É importante identificar quais são elas para fazer o tratamento adequado.
As principais são:
O principal sintoma da enurese é mesmo fazer xixi na cama, constantemente. Caso não exista outro sintoma, pode ser apenas uma enurese primária. Porém se existirem sinais de comprometimento neurológico, intestinal, do sistema urinário ou doenças, como diabetes e apneia, é necessária investigação mais detalhada, pois pode ser que a enurese seja apenas um sintoma secundário de tais distúrbios.
A principal forma de ajudar as crianças é ter compreensão de que ninguém faz xixi na cama por querer, e que essa é uma situação que incomoda bastante a família toda, mas principalmente quem sofre com o problema.
Muitas vezes apenas a paciência de esperar esse momento passar é o suficiente para auxiliar a criança.
Casos que não são apenas imaturidade neurofisiológica precisam ter a causa investigada para um tratamento adequado. Conheça abaixo algumas medidas que podem ser úteis para lidar com a enurese:
Publicado em 31/12/2021 às 12:47 pm [+]
Minha filha fez xixi na cama até os 8 anos e agora acredito que tenha sido porque eu quis tirar a fralda cedo demais…. É preciso respeitar o ritmo de cada criança
Publicado em 01/01/2022 às 11:49 am [+]
Exatamente <3