Índice
O nome pode soar estranho, mas acredite, esse é um problema muito comum na vida dos bebês, principalmente dos recém-nascidos. A Sudâmina é a popular brotoeja, pequenas bolinhas que aparecem na pele e costumam coçar e ficar vermelhas.
Geralmente o tratamento é muito simples, e algumas medidas caseiras são suficientes para sanar o problema. Saiba agora todos os detalhes sobre essa doença de pele.
Bebês com menos de 1 ano, principalmente, estão sujeitos a desenvolver a sudâmina. Isso por que o controle de suor deles é ainda muito imaturo, o que costuma resultar em obstrução dos poros, e, consequentemente, na inflamação da pele.
Quando essa brotoeja aparece, a pele fica cheia de bolinhas, na região afetada, muitas vezes provocando coceira e irritação.
Entre as principais causas da sudâmina, estão a imaturidade do organismo do bebê, como um todo, morar em regiões muito quentes e úmidas; além de maus hábitos, como superagasalhar o bebê.
A sudâmina costuma aparecer em regiões mais frequentemente acometidas pelo suor, como rosto, cabeça, pescoço e tórax.
Essa irritação de pele apresenta-se como pequenas vesículas muito pequenas, transparentes e rodeadas por uma área avermelhada.
A pele, no geral, fica vermelha, irritada e rugosa.
Algumas medidas são importantes para evitar que o bebê transpire em excesso, causando a sudâmina:
A sudâmina não costuma ser uma coisa grave e geralmente desaparece sozinha, com o tempo.
Mas para tratá-la, você pode tentar alguns remédios caseiros que podem ser úteis para aliviar o problema:
Faça uma compressa com água morna e bicarbonato de sódio (1 colher de sopa rasa de bicarbonato dissolvido em uma bacia de água) e aplique na área afetada, suavemente, por alguns minutos, de duas a três vezes ao dia, usando uma gaze ou toalha. Depois seque bem usando um pano limpo e macio.
Pode também colocar uma colher de bicarbonato diretamente na água do banho do bebê. Após o banho, seque bem usando toalha limpa e macia.
Dois bons remédios naturais contra a sudâmina é usar amido de milho ou amido de arroz.
Você pode adicionar 1 ou 2 colheres dessas substâncias na água do banho do bebê, e usufruir de seus poderes anti-inflamatório e calmante sobre a pele.
A calêndula é um bom remédio natural para afecções da pele em geral, inclusive para tratar a sudâmina.
Você pode diluir de 10 a 15 gotas de tintura-mãe de calêndula em meio copo d’água e usar a solução para tratar as áreas afetadas, usando uma bola de algodão para passar sobre a pele.
Caso a criança apresente febre ou calafrios, pus, inchaço e vermelhidão excessiva na região, é importante consultar um especialista.
A presença de nódulos inchados nas axilas, pescoço ou virilha também devem servir de alerta.
Em casos graves de sudâmina, o médico pode recomendar o uso de corticoides tópicos, por isso, vale a pena prevenir!
Consulte um pediatra para qualquer dúvida.
Veja também: DERMATITE DE FRALDA? VEJA AQUI OS TRATAMENTOS CASEIROS!
ASSINE NOSSA NEWSLETTER