Índice
Cada cultura tem seus chás de ervas preferidos mas, é certo que os usos são equivalentes. Para os mais pequeninos é importante escolher um chá de efeito suave, sem cafeína ou similares. Vamos aqui falar de alguns chás de ervas que se podem dar às crianças, sem qualquer receio.
Antes de tudo, vamos esclarecer uma definição: quando se fala em fazer um chá é preciso saber se vamos preparar uma infusão ou uma decocção. A diferença, no efeito final, é grande.
Para fazer uma infusão você vai usar só folhas e flores da planta escolhida e vertê-las na água fervente do bule ou da xícara. Deve-se abafar a infusão, com um pires ou tampa, para que os óleos essenciais não se evaporem, por 5 a 10 minutos, conforme a recomendação (que difere pelo tipo de planta usada). Coar e beber, quente ou frio.
Adecocção implica na fervura do material vegetal, por um tempo que varia entre 5 a 20 minutos. Para preparar uma decocção serão usados ramos, raízes, sementes ou folhas e o objetivo é que sejam extraídos outros produtos curativos além daqueles que saem numa rápida infusão. As decocções costumam ter um efeito curativo acentuado e não são adequadas para crianças.
Regula o peristaltismo em casos de diarréia, é rica em vitamina C e ajuda a manter o metabolismo ativo. Em excesso pode causar prisão de ventre por seu efeito adstringente.
São ervas calmantes, relaxantes, que ajudam o adormecer. Em excesso podem provocar sonolência acentuada e letargia. A camomila também é digestiva e reduz o inchaço abdominal.
São chás digestivos, calmantes, adequados para quando o bebê sofre de cólicas infantis ou quando está nervoso e agitado.
A malva é ideal para casos de dor de garganta ou faringite e inchaço abdominal.
Para casos de cólicas acompanhadas de espasmos e diarréias em que se desconfia de verminose. Em excesso pode provocar prisão de ventre.
Para as crianças menores que sofrem de inapetência e mal estar gástrico. Essas ervas também são adequadas quando a criança está resfriada pois ajudam a fluidificar o catarro. No entanto, em caso de catarro, retire todos os lácteos (exceto o leite materno) e os produtos com trigo pois estes são produtores de muco.
5 RECEITAS FÁCEIS E DELICIOSAS DE CHÁ DE HORTELÃ
As infusões ou chás, como normalmente a gente conhece aqui, devem ser feitas, preferencialmente, com folhas e flores frescas da planta escolhida pois, nestas os princípios ativos estão mais saudáveis e abundantes. Porém, quem não tem o benefício de ter a planta no jardim, a opção é usar ervas desidratadas (confira a procedência e, sempre, se não estão mofadas).
Para um litro de água fervente use duas colheres de sopa de folhas e flores frescas (essa medida corresponde a um punhado) ou 1 colher de sopa de erva desidratada.
Se for preparar uma xícara de chá, use um quinto da quantidade (uma xícara tem 200 ml, normalmente).
O chá pode ser guardado na geladeira e usado durante as 24h após a preparação desde que tenha sido coado e permaneça tampado.
Acostume sua criança a beber chá mas, somente, após os 6 meses de idade pois, até então, o bebê deverá somente mamar no peito da mãe.
CHÁ DE CAMOMILA, UM CONCENTRADO DE BONDADE!
FOLHA DE LIMÃO – O BEM QUE FAZ! A RECEITA DO CHÁ
ALECRIM: O CHÁ QUE ALEGRA A ALMA E CURA O CORPO
Publicado em 12/09/2021 às 10:44 pm [+]
Só quero saber qual chá para uma criança de 7 anos (especial) que ESTÁ COM DIFICULDADE DE URINAR!!!
Publicado em 13/09/2021 às 11:28 am [+]
Por ora dê água, consulte um médico. A criança toma medicamento? O site é apenas de informação, recomendamos sempre consultar um médico. Se ela toma remédios pode dar interação medicamentosa, por isso melhor consultar um médico. Um abraço!