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As crianças superdotadas possuem dons que nem todas as pessoas sabem apreciar.
De modo geral, todas as crianças são especiais, mas existem algumas características engenhosas, “superdotadas” e geniais em algumas delas. São crianças com QIs mais altos que a média e que têm talentos especiais em um ou mais campos. Mas como valorizar estas crianças e jovens que na escola muitas vezes são incompreendidas?
As crianças superdotadas, também chamadas de gifted children (que possuem um dom), têm a característica de serem particularmente inteligentes. No teste de avaliação de QI obtêm resultados iguais ou superiores a 120 (geralmente em torno de 140-150). Elas podem brilhar em áreas como o pensamento criativo, habilidades motoras, artes visuais, capacidades de liderança, etc. São crianças dotadas de um pensamento lógico e cognitivo muito avançado para a idade delas, habilidades que não se refletem em suas pequenas estruturas físicas.
Mas frequentemente estas crianças não são compreendidas e apoiadas em suas individualidades extraordinárias. Não imaginem o superdotado como aquele que apenas tem um ótimo desempenho escolar pois, muitas vezes não é este o caso.
Ao contrário, estas crianças podem inclusive enfrentar muitas dificuldades na escola se não forem reconhecidas em suas particularidades e, consequentemente, acabam por encontrar problemas para desenvolver e demonstrar os seus talentos incríveis. Muitos professores tendem a forçar o alinhamento das crianças superdotadas com a dinâmica da classe e, na maioria das vezes, estas crianças são pouco adequadas para a situação e os protocolos da escola. Pode até acontecer de estas crianças deixarem precocemente os estudos.
Em alguns casos, as crianças superdotadas são submetidas a testes que conduzem a erros de diagnóstico (por exemplo, hiperatividade ou distúrbios de aprendizagem) e são submetidas a tratamentos ou terapias erradas porque, em suma, o fato de serem de alguma forma “diferentes” pode levá-las a uma verdadeira condenação, enquanto seria muito importante cultivar os seus talentos não apenas em seus próprios benefícios, mas para os de toda uma comunidade, país.
No Brasil existe uma política de educação especial baseada na “identificação de oportunidades, no estímulo às iniciativas, na geração de alternativas e no apoio aos sistemas de ensino que encaminhem para o melhor atendimento educacional, o aluno que tenha altas habilidades/superdotação”. Veja aqui os “volumes de livros didático-pedagógicos contendo informações que auxiliam as práticas de atendimento ao aluno com altas habilidades/superdotação, com orientações para o professor e à família”.
É importante falar sobre isso porque é recorrente ouvirmos casos de crianças com problemas na escola. Nem sempre tais crianças seriam, por assim dizer, problemáticas. Existem casos e casos e com isso tampouco queremos dizer que provavelmente uma criança com problema na escola seja superdotada. Mas é importante que os pais e educadores estejam atentos para os talentos dos filhos e alunos, para que estes possam se dedicar e desenvolver o melhor possível suas habilidades que vão das artes à lógica.
Leia mais: QUE TIPO DE INTELIGÊNCIA VOCÊ TEM? A TEORIA DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS DE GARDNER
As crianças são o futuro do país, do mundo, e garantir a felicidade delas é esperar por dias melhores quando, ao contrário, minar suas capacidades com a nossa mania de uniformizar tudo, é esperar por um mundo cada vez mais difícil e injusto.
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Publicado em 10/05/2021 às 4:28 pm [+]
Otimo conteudo parabens. Gostei do site. 415137580