Você já imaginou uma escola que funciona em uma floresta?
Pois ela existe na Alemanha, onde crianças frequentam uma escola que funciona ao ar livre e os brinquedos são ferramentas, como facas e fogo. Essas escolas são conhecidas como WildKinderGarten, uma espécie de “jardim da infância na floresta”.
Hoje, eles são mais de mil em toda a Alemanha, espaços nos quais as crianças são incentivadas a explorar o meio natural. Elas sobem em árvores, colhem frutas e criam diversos acessórios para auxiliá-las em suas tarefas desafiadoras.
As escolas atendem os objetivos exigidos pelo Ministério da Educação alemão, mas através de uma proposta diferente que usa a natureza como mestre e uma relação professor-aluno diferenciada, que se dá na proporção 1-8. Seja na neve, no calor, na chuva, as crianças e os professores estão sempre ao ar livre.
O objetivo da escola é desenvolver não apenas as habilidades cognitivas das crianças, mas também seus interesses, suas emoções e criatividade, respeitando o ritmo de cada uma. Esse tipo de aprendizagem que prioriza o contato com a natureza não é uma novidade. A pedagogia Waldorf, já difundida aqui no Brasil, também tem atua com esse princípio.
Um dos pontos trabalhados pela escola da floresta é o respeito à individualidade humana. As crianças são ensinadas a agir não para agradar os adultos, mas motivadas pelas suas paixões.
Paul Mai, professor de jardim de infância em uma escola italiana que tem a mesma proposta, diz que a natureza é uma grande professora, porque estimula a criatividade e encoraja a fazer perguntas. Afinal, o papel da escola deveria ser estimular perguntas, e não dar respostas.
Além disso, a escola não prepara o aluno para o mercado de trabalho, mas para a vida e a compreensão das suas emoções. Segundo o professor, se uma criança não sabe como controlar a raiva e a ansiedade, dificilmente ela conseguirá êxitos e alegrias em sua vida.
TIPOS DE ESCOLAS E MÉTODOS DE ENSINO
PAULO FREIRE, “PORQUÊ” E “COMO” APRENDER A SER ÉTICO
MÉTODO MONTESSORI: 10 PRINCÍPIOS PARA EDUCAR CRIANÇAS FELIZES
DISLEXIA: O QUE É, O QUE FAZER E COMO IDENTIFICAR
Fonte: razoesparaacreditar
ASSINE NOSSA NEWSLETTER