Você conhece um quarto montessoriano?
Maria Montessori foi uma médica e educadora italiana que desenvolveu o Método Montessori ou a Pedagogia Montessoriana. Com seu método, ela propunha que as crianças tivessem um ambiente de aprendizado mais criativo e adequado para o seu desenvolvimento, no qual elas pudessem ser mais livres para se expressar.
A ideia é que um ambiente rico e estimulante faz com que a criança aprenda sozinha por meio de suas próprias experiências, de forma espontânea e criativa.
Hoje, vamos aprender a fazer um quarto montessoriano, que é um ambiente voltado para a criança (e não para os adultos da casa), no qual ela se sinta livre, mas em um ambiente seguro.
No quarto montessoriano há uma cama no chão, um espaço para a criança se movimentar com um espelho à frente, uma barra a 50 cm do chão, para que a criança se apoie quando quiser começar a ficar em pé e caminhar, uma prateleira com alguns brinquedos e um guarda-roupas com algumas prateleiras ou gavetas acessíveis para a criança selecionar as roupas que quer usar. Tudo o que a criança necessita deve estar dentro de seu campo visual.
Esse desenho é adequado para os primeiros anos de vida da criança. Quando ela começar a se levantar e a andar, o quarto pode ser substituído, pois não é ideal manter uma cama diferente da dos adultos se a criança já é capaz de dormir em uma semelhante.
O espelho também muda de posição depois que a criança fica em pé, e não engatinha mais. Se antes ficava na horizontal, passa a ficar na vertical, para que ela possa ver o seu corpo inteiro. Os brinquedos mudam, o acesso às roupas aumenta gradativamente com o aprendizado e a barra desaparece tão logo a criança não precise mais dela.
– O berço é substituído por um colchão no chão ou por uma cama bem baixa, para que o acesso seja facilitado para a criança.
– Os brinquedos devem ficar sempre à mão da criança, em uma altura em que ela consiga pegá-lo com facilidade.
– Um espaço livre para brincar e aprender.
– Espelho, bem fixo na parede, baixo, para que a criança possa se ver.
– Barras na parede, para que a criança possa começar a andar sozinha sem a ajuda dos pais.
Talvez te interesse ler também:
MÉTODO MONTESSORI: COMO FAZER O POTE DA CALMA (CALMING JAR)
O FANTÁSTICO MÉTODO DE MARIA MONTESSORI
MÉTODO MONTESSORI: COMO FAZER A CAIXA DOS MISTÉRIOS, ONDE A CRIANÇA RECONHECE OBJETOS
10 JOGOS E MÓVEIS PARA CRIANÇAS, SEGUNDO O MÉTODO MONTESSORI
Publicado em 30/04/2021 às 3:06 pm [+]
Amei as dicas! Tudo perfeito!