Índice
Ela é um marco na vida de todas as pessoas e sinalizam a difícil passagem para a vida adulta. A puberdade representa uma fase do desenvolvimento humano e traz uma série de mudanças biológicas e fisiológicas, que, muitas vezes, causam bastante medo e ansiedade em quem as enfrenta.
Geralmente, ela acontece entre 10 e 12 anos nos meninos e entre 11 e 14 anos nas meninas. Talvez por consequência das mudanças bruscas da vida moderna, a puberdade tem acontecido cada vez mais cedo. Por isso é importante ficar de olho nos primeiros sinais do corpo de que ela está chegando.
1. Início do período menstrual – Um dos grandes marcos da puberdade para as meninas é a chegada da menarca – a primeira menstruação. A ovulação pode não coincidir com as primeiras menstruações. Nos primeiros anos, a menstruação é bastante irregular.
2. Crescimento das mamas – Outra grande mudança é o crescimento dos seios que, geralmente, coincidem com a menarca. Eles se desenvolvem aos poucos e podem ficar um pouco doloridos durante esse período.
3. Mudanças na estrutura do corpo – O osso da bacia, conhecido como pélvis, se alarga, e isso faz o quadril fica maior. Nascem as curvas e a cintura fica mais fina. Normalmente, nessa fase, há um ganho de peso rápido, por causa dos hormônios.
4. Crescimento de pelos – A região do púbis, osso do quadril que fica sobre os órgãos genitais, ganha pelos curtos e ralos, que vão engrossando com o tempo. As axilas também passam a apresentar essas penugens.
5. Depósito de gordura no corpo – É normal que as meninas sintam que os quadris, bumbum e pernas estão mais “cheinhos”. Isso também faz parte da puberdade.
6. Aumento do suor – Nessa fase ocorre um aumento na produção de glândulas sudoríparas, o que costuma resultar em mais transpiração.
7. Crescimento rápido e curto – Pouco antes da puberdade acontece o que muitos chamam de “estirão“, um pico de crescimento que faz parte desse período e vem, geralmente, acompanhado de aumento de peso.
8. Secreção vaginal – Pouco antes da menarca, a menina pode sentir uma umidade anormal na região genital. Esse fluido é apenas secreção vaginal e serve para manter o tecido que recobre a vagina úmido e limpo.
9. Pele mais gordurosa – Um dos grandes vilões da puberdade, o aumento na produção de óleo pelos poros da pele é responsável pela indesejada acne, mas também é parte dessa fase.
10. Sensibilidade sexual – As mudanças biológicas e fisiológicas afetam também o emocional das meninas que, juntamente com a explosão hormonal que ocorre nessa fase, possibilitam uma maior sensibilidade e descoberta da própria sexualidade.
11. Aumento dos órgãos genitais – O corpo se prepara para adquirir as proporções adultas. Nessa fase, o pênis cresce em comprimento e diâmetro e a glande se desenvolve.
12. Mudanças na voz – O crescimento da laringe é o grande responsável pelas temidas oscilações de voz. Isso é o corpo se preparando para deixar a voz dos meninos mais grave.
13. Crescimento dos pelos – Após as primeiras mudanças nos órgãos genitais, começam a aparecer os pelo pubianos, e também nas axilas e por todo o corpo, inclusive, no rosto, formando a barba.
14. Ombros mais largos – Na puberdade, o tórax dos meninos alarga-se, aumentando assim o tamanho dos ombros.
15. Aumento da estatura – O crescimento dos meninos pode acontecer bem mais tarde que o das meninas, mas é mais intenso. Começa pelas extremidades, e segue em direção ao tronco. Em dois anos, o ganho em termos de altura pode chegar a 24 centímetros.
16. Pele mais gordurosa – Assim como nas meninas, a pele dos meninos também torna-se mais oleosa por causa do aumento da produção de óleo pelos poros. Com isso, geralmente, surge a acne.
17. Aumento da massa muscular – O corpo masculino fica mais forte com a puberdade. Ganha massa muscular, principalmente nas pernas, braços e tórax.
18. Início da produção de espermatozoides – Os meninos passam pela primeira ejaculação, geralmente, por volta dos 13 anos, quando as outras mudanças biológicas e fisiológicas já estão em pleno desenvolvimento. Costuma acontecer no período noturno e dá início a produção de espermatozoides.
19. Aumento de peso – Para acompanhar o estirão de crescimento da puberdade, os meninos também ganham peso nessa fase.
20. Sensibilidade sexual – Tantas mudanças corporais e hormonais mexem bastante com os meninos, assim como as meninas. Nessa fase há uma verdadeira descoberta da sexualidade e uma sensibilidade maior a tudo relacionado a ela.
GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA: UMA SITUAÇÃO DELICADA REQUER APOIO VERDADEIRO
A PERCEPÇÃO DA VIOLÊNCIA EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE DIFERENTES CONTEXTOS E AMBIENTES
A GRANDE LIÇÃO DE UMA MÃE À SUA FILHA ADOLESCENTE USANDO UMA…PASTA DE DENTE
ASSINE NOSSA NEWSLETTER