Índice
Cáries nunca mais. Seria realmente incrível se isso se fosse possível! Mas sabia que existe, sim, um método que agora está se espalhando no mundo inteiro e que é muito eficiente para reduzir ou até mesmo evitar a cárie?
Essa novidade se chama selante.
Os selantes dentais são resinas fluidas que se escoam nas fóssulas e fissuras penetrando nos microporos do esmalte do dente. A sua finalidade é isolar fisicamente a superfície oclusal de molares e pré-molares, preservando a saúde dentária nas superfícies mais expostas.
O cirurgião-dentista e odontopediatra Danilo Duarte explicou à EBC o que é a cárie e como os selantes ajudam a combatê-la quando aplicada na infância.
A cárie é um processo causado por uma série de fatores, tais como: presença de uma colônia de bactérias, má higiene bucal, dieta baseada em carboidrato e açúcar. Somados esses fatores ao longo do tempo, ocorre a desmineralização do dente, isto é, a perda da estrutura mineral do dente, que se inicia com uma pequena lesão branca, às vezes, imperceptível em um primeiro momento.
Se a cárie não for tratada desde o seu início, o esmalte é atingido, bem como a dentina. É aí que começa a dor ou a sensibilidade dentária. Logo, o “segredo” para não ter cárie – como qualquer doença – é a prevenção.
O selante dentário funciona, como o nome sugere, como um revestimento que sela (veda) as superfícies dentárias, criando uma barreira física sobre estas, o que limita a retenção de restos de alimentos e de placas bacterianas, evitando o desenvolvimento de lesões de cárie. É colocado principalmente nos dentes mais expostos ao acúmulo de alimento, como os molares e os pré-molares.
Os selantes são geralmente brancos ou transparentes, portanto não são visíveis e a sua aplicação é bem simples e indolor, não requer uso de broca ou anestesia.
Segundo Danilo, estudos apontam que crianças que fazem tratamento com selantes têm até 80% menos de chances ter cáries em relação àquelas que não fazem esse tratamento.
Desde que temos dentes, a cárie pode ocorrer. Os dentes de leite também devem ser cuidados, mesmo não sendo permanentes. Eles têm uma função fundamental na história dental da criança e preparam a boca para receber os dentes permanentes. Logo, os mesmos cuidados dispensados aos dentes permanentes, devem ser feitos com os de leite.
Sem falar que exemplo é tudo. Quando as crianças fazem desde pequenas a limpeza dos dentes, esse comportamento vai acompanhá-las por toda a vida.
A primeira visita dentária da criança deve ser logo ao nascer. Assim como ela visita o pediatra, a criança deve ter um acompanhamento de sua saúde bucal.
Os selantes podem durar até um ano ou mais, dependendo do tipo de alimentação. Alimentos açucarados, pegajosos e grudentos como doces e balas gomosas reduzem o seu tempo de duração.
Evite que as crianças comam alimentos açucarados e acompanhe sempre a escovação bucal dos seus filhos.
Veja, clicando na pergunta acima, a entrevista com a odontopediatra e professora da UNB Renata Cabral, que diz que os pais devem acompanhar a escovação até por volta dos 8 anos. Além disso, ela dá várias outras dicas interessantes sobre a saúde bucal infantil.
Investir na prevenção é investir na saúde.
O preço varia de estado para estado e de dentista mas por volta de R$65,00 por dente, um investimento que vale a pena pois, além de não custarem caro, os selantes são importantes aliados para prevenir a cárie nos pequenos.
Prevenindo cáries, você economiza no futuro com tratamentos caríssimos e presenteia a criança com saúde e um sorriso perfeito.
Quem é que não gostaria de nunca ter tido cárie na vida?
Talvez te interesse ler também:
REMÉDIOS NATURAIS PARA EVITAR CÁRIE
VOCÊ SABE ONDE DEVE GUARDAR A ESCOVA DE DENTE?
CÁRIE: POR QUE UMA ÓTIMA HIGIENE BUCAL NÃO É SUFICIENTE PARA EVITÁ-LA?
A OBTURAÇÃO PODE ESTAR COM OS DIAS CONTADOS
Categorias: Crianças
ASSINE NOSSA NEWSLETTER