Índice
Que tal entrar no clima dos Jogos Olímpicos de forma ativa e não apenas passivamente assistindo aos jogos pela TV?
As Olimpíadas é um bom motivo para incentivar as crianças a praticarem esportes e entenderem do que se trata o tal “espírito olímpico”, isto é, como realizar atividades de forma cooperativa pensando no coletivo.
Existem muitos esportes olímpicos que podem, facilmente, ser praticados pelas crianças. Basta entusiasmo e disposição, porque problemas e reclamações sobre as Olimpíadas no Brasil não faltam. Mas, ao invés de ficarmos reclamando, como já dissemos aqui, podemos aproveitar o momento para fazer o nosso corpo se mexer – e também o da meninada!
A pediatra Cristina Makarenko, da equipe HomePed, falou ao Jornal Extra: “Quando participam de brincadeiras inspiradas nos Jogos, as crianças são apresentadas a novas modalidades de esportes, o que pode despertar novos talentos e interesse por desafios. Uma criança fisicamente ativa tende a adquirir bons hábitos e tem maiores chances de se tornar um adulto fisicamente ativo”.
Além das modalidades dos Jogos, as crianças podem usar a criatividade para inventar brincadeiras inspiradas nas Olimpíadas, estabelecendo elas mesmas as regras do jogo. Na opinião da professora de Educação Física Paula Mayworm, isso faz com as crianças desenvolvam a criatividade e aprendam a resolver problemas.
Estimular o trabalho em equipe, a cooperação, o senso de participação, a autoconfiança, são lições que o esporte nos ensina, além da concentração e da força de não desistir facilmente das coisas que buscamos.
Vamos aproveitar o período para estimular a prática de esportes? Veja, a seguir, algumas dicas de brincadeiras esportivas para motivar a criançada a largar o computador.
Na onda da ginástica olímpica, ensine às crianças a usarem o corpo para fazerem uma estrela. É importante no início que um adulto as auxilie. As mãos devem ser colocadas no chão para suportar o peso do corpo, que será suspendido ao fazer um giro de 180 graus. A criança vai ficar de cabeça para baixo. À medida que a criança ganha confiança, ela vai conseguir deixar o corpo mais reto em relação ao chão.
Se a criança levar jeito para a coisa, tem a rodante (uma estrela onde as pernas se fecham no ápice da estrela e se cai com as duas pernas juntas no chão. Também tem a bananeira (parada de mão) que pode ser feita na parede ou com a ajuda de um adulto. E tem o início e o fim de cada exercício que começa e termina com um movimento gracioso de corpo, como na ginástica olímpica. As crianças adoram!
Aproveitando a marcha olímpica, que tal fazer uma caminhada com a meninada? Escolha um belo trajeto e certifique-se de que todos estão com calçados apropriados para realizar a caminhada. Ao final, um sorvete pode ser uma boa pedida!
Difícil uma criança que não gosta de andar de bicicleta! Aproveite para andar de bicicleta com o seu filho(a) ou sobrinho(a) e, ainda, bater um bom papo com ele/ela. Escolha um trajeto tranquilo para evitar o tráfego e a poluição.
Esse jogo muito fofo foi publicado, entre outras brincadeiras, pelo Jornal Extra. Inspirado nos Jogos Paralímpicos, a brincadeira consiste em uma corrida onde um dos integrantes fica com os olhos vendados enquanto outro tem que ajudar o colega que não pode enxergar, a chegar até o fim da corrida. Podem ser colocados obstáculos para o colega desviar-se, como cones, uma linha, um balde. A brincadeira lembra a antiga cabra-cega.
Aproveite para explicar à criançada a importância desses jogos como um motivador para os portadores de necessidades especiais.
Quem mora numa rua tranquila ou tem um quintal grande, pode improvisar uma rede e jogar volley. Um adulto pode explicar as regras do jogo, mas como dito acima, as regras podem mudar de acordo também com o número e a idade dos jogadores. Quem é felizardo e mora na praia, pode jogar beach volley.
Se se tratar de uma verdadeira prática de esporte, seria ideal o acompanhamento de um adulto ou de um professor treinado, mas sem esquecer que as crianças devem se sentir livres para resolverem seus problemas e para brincarem a vontade.
Antes das atividades, um aquecimento antes e um alongamento depois pode evitar que a criança se machuque com torções etc.
Procure ambientes arborizados para fazer as atividades, evite as horas mais quentes do dia e não se esqueça de levar água para hidratar.
Nós, do GreenMe, sempre dedicamos matérias incentivando a prática de atividades físicas para as crianças, pois o esporte, além dos benefícios que propicia à saúde, é uma atividade educativa e de socialização.
COM QUAL IDADE CRIANÇAS PODEM INICIAR UM ESPORTE?
COMO ENVOLVER A CRIANÇA NA ATIVIDADE FÍSICA?
WALLEYBALL: O VOLEIBOL QUE ROMPE O MURO ENTRE OS EUA E O MÉXICO
Fonte: extra
ASSINE NOSSA NEWSLETTER