Eu não sei na timeline de vocês, mas na minha só tem gato, cachorro e até cavalo sendo resgatado. É claro que nos sensibilizamos com os animais, seres inocentes e ignorantes do que está acontecendo, mas e das crianças, alguém vai falar?
Sim, uma psicóloga clínica chamada Sabrina Führ não só quis falar como escreveu um livrinho lindo, cuja distribuição é gratuita, para os pais e cuidadores ajudarem as crianças na difícil missão de entender o que está acontecendo.
Se para um cachorro é difícil entender, imagine para as crianças. Elas perderam seus brinquedos preferidos, suas roupas, sua casa, sua escola, e às vezes perderam até parentes e amigos.
Com todo o respeito aos pets, tem uma coisa que vem acontecendo em nossa sociedade já há algum tempo que se chama humanização de animais. Em poucas palavras, é dar aos animais o status de humano. Isso não é necessariamente ruim ou errado, mas passa a ser problemático quando passamos a priorizar os animais em detrimento do homem e, olhe que interessante, chamamos isso de humanização. Para tornar o animal humano, desumanizamos pessoas. Essa crítica vem sendo feita por muitos pensadores de várias áreas de estudo. Os pets hoje importam mais que crianças, eles são bem-vindos nos bares e restaurantes enquanto as “chatas” das crianças ficam de fora da balada.
Hoje é muito fácil achar balada pet friendly e children free, ou seja: pet sim, criança não!
Bom, mas este foi um parêntese. Voltando ao Rio Grande do Sul, talvez as crianças não apareçam na timeline por questão de privacidade e proibição da divulgação da imagem de menores, o que está certinho! Mas não nos esqueçamos das nossas crianças afetadas pelas chuvas. O mundo delas alagou!
É preciso dar espaço para que elas elaborem o que aconteceu e, sinceramente, a meu ver, elas devem ser a prioridade na história mas, em vez disso, leio sobre disputa de famosos pela adoção de um cavalo resgatado.
Sem mais para o momento, deixamos o nosso convite para ler para as crianças o livro E A CHUVA… DE SABRINA FÜHR. BAIXE O LIVRO AQUI.
A chuva vai passar porque tudo passa. Essa é a mensagem de esperança com a qual a psicóloga termina o livro. Uma mensagem fundamental para o nosso futuro. Literalmente o nosso futuro!
Veja aqui o vídeo também:
Leia também:
Como Ajudar as Vítimas Humanas e Animais nas Enchentes no Rio Grande do Sul
RS nega doação milionária de Madonna para o estado
Tragédia no RS: a culpa não é da crise climática, é do descaso político histórico
Categorias: Crianças
ASSINE NOSSA NEWSLETTER