Índice
É muito comum que as crianças presenteiem quem ama com um desenho. Muitas vezes abstrato, cheio de rabiscos, as imagens que aparecem ali naquela folha de papel podem conter mais do que um agrado: podem ser uma forma de expressão da alma daquela criança. Uma das primeiras formas de expressão do ser humano, que viu nas paredes das cavernas a oportunidade de marcar para sempre sua impressão sobre o mundo, os desenhos podem ser muito mais do que uma manifestação artística. É e sobre isso que vamos falar. O que o desenho de uma criança pode significar? Quando é preciso se preocupar?
O desenho infantil é um grande caminho para que os profissionais da área de saúde mental consigam identificar o que se passa no interior das crianças. Existem inúmeros estudiosos que mostraram a importância do desenho como ferramenta de expressão, e que elevaram o desenho a categoria de método psicológico. Um deles é o psicólogo bielorusso Lev Vygotsky, que tem um vasto trabalho sobre desenvolvimento infantil. Segundo ele, o desenho é uma forma de linguagem. Por meio dele, as crianças comunicam, além de estados emocionais e sentimentos, conceitos e valores construídos. É uma expressão do sentido que a criança dá ao mundo.
George Cognet, um outro estudioso que tem uma obra sobre o tema (“Compreender e Interpretar o Desenho Infantil”) resume bem a importância do desenho na infância.
“É uma expressão incontornável da dimensão subjetiva das crianças”.
Desde então, os teóricos vêm buscando entender a relação entre o desenho e a subjetividade das crianças, incluindo grandes nomes, como Freud, Melanie Klein, Sophie Morgenstern, Winicott, entre outros.
É desenhando que as crianças dão pistas do inconsciente delas, das fantasias, do sentido que dão ao mundo, de como enxergam as coisas. Embora exista um campo vasto a esse respeito, alguns detalhes podem ajudar a entender o significado dos desenhos infantis.
©Liliana Drew/Pexels
Antes de mais nada, vale ressaltar que apenas um profissional qualificado conseguirá fazer a correta interpretação do desenho das crianças, pois, cada contexto é único, cada vivência é singular e existem outros elementos a serem avaliados, além do desenho.
De todo modo, existem algumas pistas que podem mostrar significados ocultos nos desenhos das crianças.
É importante que os adultos fiquem atentos aos sinais que a criança dá quando há algo errado. Uma das formas delas demonstrarem isso é por meio do desenho. Porém nada de desespero: o desenho nunca pode ser avaliado de modo isolado. No entanto, ele dá pistas de coisas importantes.
Mas vale lembrar que embora os desenhos sejam uma expressão da subjetividade da criança, e que por isso muitos estudiosos se debruçam sobre o tema, o universo infantil é muito rico: tem o faz de conta, os personagens preferidos, e o contexto em que vivem e personalidade. Tudo isso deve ser analisado na hora da avaliação dessas crianças e somente um profissional qualificado é capaz de fazer isso.
Fontes:
Talvez te interesse ler também:
Vida intrauterina: o aprendizado começa antes do bebê nascer
Crise dos 9 anos ou fase do Rubicão – Já ouviu falar?
Aqui Ninguém Toca! Guia ensina crianças a evitar e a reagir ao assédio
Categorias: Crianças
ASSINE NOSSA NEWSLETTER