O preocupante aumento de busca pelo significado da palavra gaslighting põe luz em um problema de manipulação psicológica sutil, mas muito grave.
Índice
Gaslighting foi a palavra mais usada em 2022 nos Estados Unidos, segundo o principal dicionário de inglês, o Merriam-Webster. O que esse termo significa?
Não é mesmo muito fácil entender o significado de gaslighting. A palavra tem origem em uma peça que virou filme, que conta uma situação tão peculiar que deu origem ao termo. Também por isso, não há tradução para o português: gaslighting é gaslighting, como se fosse um nome próprio, embora haja quem o traduza para “manipulação”.
Segundo o dicionário inglês, o termo deriva do verbo “to gaslight” e indica o ato de questionar a “percepção da realidade dos outros”:
Gaslight é manipular (alguém) por meios psicológicos para duvidar de sua própria sanidade.
É portanto uma forma muito sutil e privada de manipulação psicológica.
Nós havíamos já falado aqui sobre gaslight:
Não apenas pessoalmente, mas também coletivamente, estaríamos todos sendo psicologicamente manipulados para temer a pandemia, a morte, e agora, a fome, com a guerra na Ucrânia?
E todas as questionáveis verdades das redes sociais?
Qual é a realidade dos fatos? Vamos à origem do termo para você entender melhor.
O termo remonta a uma peça teatral de 1938 escrita por Patrick Hamilton intitulada Gaslight, do qual o filme homônimo do diretor George Cukor, estrelado por Charles Boyer e Ingrid Bergman, foi posteriormente baseado.
O filme, assim como a peça, narra o abuso psicológico de um marido contra sua esposa. Na tentativa de esconder um crime cometido no passado, o marido Jack Manningham arrasta sua esposa Bella para espirais de loucura por meio de uma sutil manipulação psicológica. Isso a faz acreditar que tudo o que ela diz, pensa e sente, é falso.
O termo gas light, “luz a gás” tem origem em uma cena em que a manipulação chega ao ápice: ela acredita que as luzes a gás de sua luxuosa casa estão diminuindo (o que é verdade), mas seu marido questiona, e até mesmo nega, essa objetividade dos fatos.
Por esse motivo, a palavra “gaslight” não seria traduzível, pois não é apenas uma manipulação psicológica, é uma forma sutil, mas muito perigosa de abuso, tal qual descrita no filme:
Assista ao trailer:
Na política, o termo vem sendo usado de maneira inapropriada com relação à sua origem, pois o filme também denuncia o machismo, enquanto na política o termo vem sendo usado para definir fake news e teorias de conspiração.
Houve um aumento de 1740% nas pesquisas no último ano, segundo informa o post do dicionário Merriam-Webster.
Ver essa foto no Instagram
O alto índice de busca por esse termo pode significar que cada vez mais pessoas se sentem vitimizadas por esse tipo de abuso.
Dar nome às coisas é o primeiro passo para dar forma e entender certas dinâmicas, para em seguida enxergar um problema que não pode mais ser negado.
Conhecer a expressão gaslighting pode ser uma forma de muitas pessoas tomarem consciência de uma condição que sempre existiu e que muitos negam até agora.
A manipulação psicológica é uma forma de violência tão cruel quanto a violência física. Não há comparação. São abusos e abusos devem ser combatidos.
Talvez te interesse ler também:
Manipulação afetiva, emocional: o que é e como reconhecer
Manterrupting, gaslighting, mansplaining: você precisa conhecer esses termos
O que significa sororidade e por que é importante praticá-la
Criado-mudo não, mesinha de cabeceira sim!
Categorias: Sociedade
ASSINE NOSSA NEWSLETTER