Propaganda da Adidas é banida por mostrar fotos de 25 pares de mamilos


A Adidas lançou em fevereiro uma linha de sutiãs esportivos com o slogan #SupportisEverything (#ApoioÉTudo).

“Acreditamos que os seios das mulheres de todas as formas e tamanhos merecem apoio e conforto. É por isso que nossa nova linha de sutiãs esportivos contém 43 estilos, para que todos possam encontrar o ajuste certo”

O tema está sendo alvo de polêmica, sabe por quê?

O anúncio da nova linha não mostra o sutiã. Em vez disso, a Adidas postou no Twitter e no Instagram uma grade de fotos de 25 pares de seios nus, em forma natural e diversa.

Banimento

Os anúncios foram criticados por sua ‘nudez explícita‘, que foi vista de maneira negativa por muitos.

Foram banidos do Reino Unido, sob acusação de exibirem imagens com

  • teor sexual;
  • sexismo;
  • e objetificação.

Como consequência, a Advertising Standards Authority (ASA), que é o órgão regulatório de publicidade no Reino Unido, recebeu 24 reclamações formais a respeito da propaganda, e acabou decidindo por bani-la.

Segundo a ASA:

“Observamos que os seios eram o foco principal dos anúncios, e havia menos ênfase nos sutiãs em si, que eram mencionados apenas no texto que os acompanhava. Como os anúncios continham nudez explícita, consideramos que eles exigiam uma segmentação cuidadosa para evitar ofender quem os visualizasse”.

Sabemos que a exibição de peitos e, consequentemente, de mamilos femininos gera muito mais polêmica no debate público do que quando nos deparamos com imagens de peitos masculinos.

Fica a pergunta:

Talvez te interesse ler também:

Carnaval do empoderamento: adesivos de peito, posse do corpo e Não é Não

Ecofeminismo: conceito ganha força na pandemia. Um mundo melhor é possível

Afinal, o que é feminismo?




Lara Meneguelli


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...