Índice
2022 nem tinha começado e, como de praxe, alguns jornais publicavam em dezembro de 2021 previsões para o ano vindouro. Impressionante ver hoje com os olhos de ontem como algumas previsões funcionaram.
Vamos tomar como base essa noticia do Sky History e esse artigo do New York Post para falar de Nostradamus, o famoso profeta francês que teria previsto coisas que de fato ocorreram.
Michel de Nostradame (1503-1566), chamado simplesmente Nostradamus, foi um famoso astrólogo, médico e vidente francês, mais conhecido por seu livro Les Prophéties, uma coleção de 942 quadras poéticas que, supostamente, previam eventos futuros. O livro foi publicado pela primeira vez em 1555 e raramente deixou de ser republicado desde a sua morte.
A maioria dos acadêmicos rejeita a ideia de que Nostradamus tenha sido um verdadeiro profeta capaz de prever o futuro. Seus críticos sustentam que suas previsões são demasiado vagas, ou seja, poderiam ser aplicadas em qualquer ocasião e previstas por qualquer pessoa.
Outros acreditam que suas profecias sejam resultado da baixa qualidade da tradução de suas quadras ou o resultado de uma má interpretação do seu livro, dada a subjetividade do tema.
Há ainda os que sustentam que o trabalho profético de Nostradamus seria mais do mesmo do apocalipse, contendo ideias intencionalmente vagas, retiradas das antigas escrituras sagradas bíblicas e baseadas em sua própria experiência de vida em tempos de peste.
Seja como for, acreditando ou não, seus apoiadores dizem que Nostradamus previu vários acontecimentos históricos importantes. Quais?
Muitos dos apoiadores de Nostradamus concordam, por exemplo, que o astrólogo previu a Revolução Francesa, a ascensão de Hitler, o assassinato de John Fitzgerald Kennedy, as guerras mundiais e a destruição nuclear de Hiroshima e Nagasaki, entre outros eventos.
Mas e sobre o futuro? O que ainda está por vir?
Não é fácil definir as datas exatas em que as profecias de Nostradamus ocorreriam, pois suas previsões são baseadas em movimentos astrológicos. No entanto, acredita-se que a previsão de uma guerra que chega à Europa e que aconteceria em 2022, esteja já acontecendo:
Nostradamus se referia a um fogo que ele via cair do céu, que poderia ser asteroides, um outro tipo de ameaça astral (seriam extraterrestres, como previu Baba Vanga?) ou algo de terrível provocado pelo próprio homem.
Hoje vemos a invasão russa na Ucrânia que ameaça uma guerra nuclear mas que, independentemente disso, já causou os estragos econômicos de uma guerra mundial:
Uma das previsões mais recorrentes de Nostradamus se refere à invasão da França por uma ameaça do leste, mas uma em especifico acredita-se que possa ocorrer durante primavera europeia de 2022 onde o profeta prevê danos de todo grau, inclusive inflação, canibalismo e fome.
A Europa está lá:
Nostradamus teria previsto o aumento dos preços em uma economia falida. Ele teria visto:
“Nenhum abade, monge, nenhum noviço para aprender;
O mel deve custar muito mais do que a cera de vela”
“Tão alto o preço do trigo,
Esse homem está agitado
Para comer seu semelhante em seu desespero”
Acreditemos ou não que foi previsão, de fato, na Europa e no mundo o preço do trigo aumentou muito com a guerra na Ucrânia. A Rússia é um grande exportador do grão, além de ser um dos maiores produtores e exportadores de fertilizantes, item fundamental na agricultura.
O aumento da temperatura global foi algo que Nostradamus previu em 1555, tendo visões de mares ferventes e populações famintas.
“Como o sol, a cabeça abrasará o mar resplandecente:
Os peixes vivos do Mar Negro quase ferverão”
Com as temperaturas globais subindo, aumentando o nível do mar, as complicações da cadeia alimentar eram previstas mas, em 2022, com a guerra, aconteceu que o aumento do preço dos combustíveis forçou pescadores europeus a pararem suas atividades pesqueiras.
Falar de inteligência artificial hoje é fácil mas 5 séculos atrás ninguém poderia imaginar que o homem seria substituído por robôs.
“A Lua em plena noite sobre a alta montanha,
O novo sábio com um cérebro solitário vê isso:
Por seus discípulos convidados a serem imortais,
Olhos para o sul. Mãos no peito, corpos no fogo.”
“Por quarenta anos o arco-íris não será visto
Por 40 anos será visto todos os dias
A terra seca ficará mais seca
E haverá grandes inundações quando for visto.”
“As cópias de ouro e prata infladas
Que após o roubo foram jogadas no lago
Na descoberta de que tudo está esgotado e dissipado pela dívida
Todos os scripts e títulos serão eliminados.”
Bens de bilionários russos foram arrestados, o ouro voltou a valer ouro, a inflação e a fome estão apenas começando, junto com as secas e as inundações.
Em um mix de guerra e mudança climática – coincidência ou profecia – nosso destino estava escrito nas estrelas já em 1555. Ou isso é pura interpretação de texto?
Digam vocês.
Talvez te interesse ler também:
A previsão de Baba Vanga para Putin, Rússia e Ucrânia
2040: o ano do colapso geral, diz modelo computacional do MIT
Sessho-seki: a pedra que aprisiona um demônio no Japão se racha ao meio
2022 é Tigre: veja as influências desse signo para o novo ano
Previsões 2022: o que as cartas do Tarot revelam
O que a Numerologia prevê para o ano de 2022
Categorias: Sociedade
ASSINE NOSSA NEWSLETTER