Só quem está no front sabe o que está acontecendo por lá, essa é a única verdade, o resto é guerra de informação falsa, e atenção aos golpes, porque uma outra verdade é quem tem sempre aqueles que tentam ganhar em cima do sofrimento alheio.
Tem de tudo na web, até fundo de video game para simular a guerra. Agora nós perguntamos, por que piorar o que já é ruim? Resposta: porque o ser humano gosta de ver o sofrimento dos outros! Simples assim, Freud explica.
A fake news do front que viralizou em um piscar de olhos, é o vídeo de uma menina que discute com um soldado “em defesa do povo ucraniano”.
O vídeo foi divulgado feito notícia pela NDTV (Índia) e compartilhado por um líder do congresso indiano no Twitter.
Mas, como apurou o Opindia, o vídeo tem 10 anos, foi filmado em 2012 e mostra uma garota chamada Ahed Tamimi enfrentando um soldado israelense na Cisjordânia, em Israel.
Fonte foto: Facebook
Fofinho, o vídeo tá no arquivo para ser disparado em qualquer guerra.
Não que seja falso, mas está fora de contexto. É preciso deixar claro que não é um vídeo sobre a guerra na Ucrânia.
A imagem continua sendo aquela que é. E olha que o soldado lhe dá as costas, então, talvez a mensagem seja a de que ainda existe humanidade entre nós (além de imunidade contra as fake news). Tudo depende do ponto de vista.
Talvez a verdade da guerra sejam as verdades da vida, como em tudo que se apresenta, poderíamos chamar de “assim é, se te parece”, usando o título de uma peça de teatro de Luigi Pirandello, onde o autor coloca em discussão a ideia de que existe uma realidade objetiva, que possa ser interpretada de maneira inequívoca por todos, quando estamos falando de uma história que contaram (e não que uma história que vivemos).
Bom, para terminar com uma outra verdade, a necessidade real do momento é manter-se crítico, mais do que nunca e sempre.
Talvez te interesse ler também:
Como explicar a guerra para as crianças
As melhores frases curtas sobre a guerra
Pepe Mujica sobre a guerra: avançamos em tecnologia e regredimos em humanidade
Por que a Rússia está em guerra com a Ucrânia?
Categorias: Sociedade
ASSINE NOSSA NEWSLETTER