Índice
15 de novembro é a data em que se comemora a Proclamação da República, ocorrida no ano de 1889. Entretanto, não é só esse evento histórico comemorado nesse dia, pois essa data também é o Dia Nacional da Umbanda, religião considerada totalmente brasileira e que possui muitos seguidores no país.
Os seguidores da Umbanda no país, já comemoravam a data desde sua criação, em 1908.
Mas em 16 de maio de 2012, durante o governo Dilma Rousseff, foi sancionada a Lei 12.644, que consolidou o dia 15 de novembro como o Dia Nacional da Umbanda, conforme proposta de entidades federativas do Rio de Janeiro, escolhida na I Convenção Anual do Conselho Nacional da Umbanda.
Em 15 de novembro de 1908, surge a Umbanda no Brasil, através da manifestação espiritual do médium Zélio Fernandinho de Morais, que recebeu a missão de criar um novo culto, a Umbanda.
Esse jovem de 17 anos, sofria de paralisia não curada pela medicina da época, sendo aconselhado a procurar a Federação Espírita do Rio de Janeiro, em busca de apoio e lá ocorreu a manifestação do caboclo da Sete Encruzilhadas, que determinou a criação da Umbanda no Brasil.
A Umbanda usa uma mistura de crenças, como o espiritismo, o catolicismo e outras religiões de origens africanas e indígenas.
Seus seguidores sofrem preconceito desde a sua criação, pois muitas pessoas associam as ações e os cultos da Umbanda ao satanismo ou à busca do mal para outras pessoas.
Porém, a Umbanda representa a diversidade cultural de nossa sociedade e a riqueza de seu povo, ao assimilar o respeito à ancestralidade e às várias culturas que nos compõem como país.
A liberdade de culto bem como o respeito à diversidade de credo é um direito constitucional, o qual todos devemos preservar. Podem gostar do budismo japonês, podem amar o hinduísmo indiano mas a Umbanda é 100% Brasil.
Valorize!
Fontes:
Talvez te interesse ler também:
Com 35 metros de altura, a 2ª maior estátua de Buda no mundo está no Brasil
Japamala: o que é, para que serve e como usar
Significados do Anjo da Guarda: orações, símbolos e curiosidades
Apometria o que é, como funciona, para que serve e riscos
Significado das velas – o que representam e como usá-las
Categorias: Sociedade
ASSINE NOSSA NEWSLETTER