O futebol, na Irlanda, acaba de fazer um golaço pela igualdade de gênero.
A Federação Irlandesa de Futebol (FAI) anunciou, no início desta semana, um acordo com os representantes das equipes femininas e masculinas para que os jogadores recebam os mesmos salários em competições internacionais.
De acordo com a Euro News, o acordo “histórico” terá “efeito imediato” para os jogos internacionais já a partir do mês de setembro. Os bônus de qualificação para torneios de futebol também serão pagos igualmente. A FAI comunicou que:
“Tem o orgulho de anunciar que os jogadores que representam as seleções masculinas e femininas da República da Irlanda receberão as mesmas taxas de jogo em jogos internacionais”.
A capitã feminina da seleção da Irlanda, Katie McCabe, celebrou a conquista:
“Demos um grande passo em frente com este acordo e mostramos ao mundo o que pode ser alcançado através da união, já que oferecemos aos jogadores internacionais masculinos e femininos as mesmas oportunidades.”
Já o capitão da seleção masculina, Séamus Coleman, explicou que os jogadores fizeram o possível para concretizar o acordo, já que as equipes masculinas concordaram em reduzir suas taxas internacionais para contribuir com os salários da equipe feminina:
“Estamos muito satisfeitos como jogadoras por fazermos o que podemos para garantir que nossas jogadoras internacionais sejam tratadas com igualdade e justiça e continuamos totalmente comprometidos em fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para alcançarmos esse objetivo juntos”.
A Inglaterra e a Noruega já se comprometeram publicamente a seguir o exemplo da Irlanda de pagar às jogadoras e aos jogadores remunerações equânimes em partidas internacionais.
Que esse “exemplo” passe a ser a regra, e não a exceção!
Talvez te interesse ler também:
Câmara aprova projeto para combater pobreza menstrual
Mães cansadas, mulheres esgotadas física e psicologicamente. O que fazer?
A vida começa aos 50, principalmente para as mulheres de hoje
Categorias: Sociedade
ASSINE NOSSA NEWSLETTER