Índice
O frio chegou causando tremedeira mesmo em quem tem casa e está agasalhado, imagine àqueles que vivem nas ruas das cidades em que o inverno é mais rigoroso!
Segundo publicação no site Uol, existem em nosso país cerca de 225 mil pessoas em situação de rua, conforme dados do Ipea. Mas é provável que esse número tenha aumentado, devido às crises econômica e social provocadas pela sindemia.
Em Praia Grande – SP as noites de frio intenso dos últimos dias levou a prefeitura da cidade a inaugurar um abrigo para acolher moradores em situação de rua. O novo abrigo foi montado em um ginásio e deve funcionar até a noite de domingo (1), segundo informou o G1.
Muitas são as situações difíceis causadas por este inverno atípico Brasil afora. Pensando nisso, este conteúdo traz informações sobre como ajudar quem tem frio e precisa de agasalho, e outros tipos de assistências para sobreviver nas ruas, enquanto não conseguem um emprego e um lar.
Existem várias campanhas e movimentos solidários acontecendo nas cidades onde o inverno é rigoroso. Através destas campanhas estão sendo arrecadados roupas de frio, cobertores e alimentos para pessoas de todas as idades, desprovidas de moradia.
Há também campanhas e ações solidárias para os animais que não têm um lar e sofrem com o frio, devido ao abandono.
Cidadãos e empresas podem realizar doações para quem precisa de cobertores, agasalhos e alimentos.
Essas doações podem ser destinadas às Ongs, instituições governamentais, civis ou religiosas e aos projetos sociais que estão trabalhando para ajudar aos necessitados.
Veja como doar e ajudar com as informações a seguir.
De acordo com divulgação da Agência Brasil, a Cruz Vermelha-SP está arrecadando agasalhos, cobertores e kits de higiene e limpeza que podem ser entregues em diversos pontos de coleta.
A lista de pontos de coleta pode ser encontrada no site dessa campanha: aquecesp.org.br.
Além disso, a Cruz Vermelha também recebe doações em dinheiro.
Para saber mais informações sobre isso, entre no site cruzvermelhasp.org.br
O Solidariedade Vegan, liderado por João Gordo, ajuda pessoas em situação de rua e vulnerabilidade na cidade de São Paulo com alimentos, agasalhos e roupas de frio.
O ponto de arrecadação fica na rua Augusta 1371, loja 116.
Pode ajudar também com depósito financeiro na conta do banco Itaú; João F. Benedan; agência 3757; conta 04754-7. Ou Pix: 101.471.468-01. Ou Paypal: [email protected].
Este vídeo traz momentos da ação filantrópica do Solidariedade Vegan, mostrando um senhor, chamado Alfredo Nakai (@seumiyagui), que vive na rua há mais de 40 anos, recebendo agasalho para enfrentar o frio:
Ver essa foto no Instagram
Grupo Beleza Sem Tamanho realiza doação de roupas e agasalhos para população em vulnerabilidade social, que veste peças GG+, ou acima dos 58 kg.
Para maiores informações, acesse o Facebook do Beleza Sem Tamanho ou entre no site oficial desse grupo, clicando->AQUI.
O padre Julio Lancellotti arrecada gorros, toucas, meias, agasalhos e cobertores, para doar às pessoas em situação de rua.
Para doar, basta entregar em local na Rua Taquari, 1100, Mooca
Também, pode ajudar fazendo doações em dinheiro nas contas:
Para mais informações, acesse o Instagram @padrejulio.lancellotti
A Ong Anjos da Noite fez uma parceria com Lepin Enxovais, através da qual realiza doações de toucas, meias, mantas e cobertores novos para a população de rua de São Paulo.
Para saber como ajudar nessa campanha, acesse o site da campanha->AQUI.
Você também pode fazer doações no endereço rua José Teixeira da Silva, 15 – Parque das Paineiras (próximo ao metrô Artur Alvim).
Para mais informações, sobre o trabalho da Ong Anjos da Noite, acesse o seu site->AQUI.
Outra entidade filantrópica, Pessoas do Bem (@pessoas_dobem) está em parceria com a Lepin Enxovais para aquecer quem tem frio.
Pessoas do Bem é um grupo de amigos da região do Tatuapé, na zona leste de São Paulo, que se uniu para realizar a doação de roupas e cobertores para quem precisa.
Para ajudar essa entidade, faça doações por meio do telefone: (11) 93297-1727.
Entrega por São Paulo é um projeto organizado por voluntários que levam doações à milhares de moradores de rua da cidade de São Paulo.
Conheça o trabalho desse grupo de pessoas, neste vídeo do canal MegaCities-ShortDocs:
Para saber maiores informações de como ajudar essa entidade, entre->AQUI.
O Instituto Lar recebe contribuições para doar meias, cobertores e peças de frio para a população de rua fluminense.
Pode ajudar com doações financeiras, via Pix para o CNPJ: 29082702000143
Para outras maneiras de ajudar é só entrar na página do Instituto Lar, no Instagram.
A Rede Solidária realiza campanha de inverno para esquentar a população de rua, na capital mineira.
Para doar, acesse o Instagram da Rede Solidária, afim de conhecer os pontos de coleta e obter maiores informações.
Essa arquidiocese está promovendo a campanha Solidariedade em Rede, a qual arrecada agasalhos, cobertores, toucas, alimentos e kits de higiene.
Para doar é só entregar nas paróquias na região metropolitana de Belo Horizonte.
Os endereços para as doações podem ser acessados no site da Arquidiocese de Belo Horizonte.
O Centro-Pop faz parte dos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), de Vitória, e recebe doações de alimentos, cobertores e agasalhos para auxiliar quem não tem lar.
O espaço fica na avenida Dário Lourenço de Souza, sem número, e funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 18 horas.
Foi de noite, pensando na cama, que a estilista Bibi Fragelli decidiu agir em prol das pessoas desabrigadas que tomam chuva e passam frio nas ruas, e criou um saco de dormir impermeável, o Casulo pra Rua.
“É um de saco de dormir quente, impermeável, lavável, leve e fácil de carregar; feito para ajudar a população em situação de rua”
Você pode contribuir para essa nova rede de solidariedade para que mais sacos de dormir sejam distribuídos à quem precisa.
Confira aqui a página Instragram -> @casuloprarua. O Pix para doações é 55369060/0001-78
A Fundação de Ação Social (FAS),da prefeitura de Curitiba, está promovendo uma campanha para doar roupas à população masculina de rua, em Curitiba.
É possível também doar alimentos, que serão destinados para a população pobre da cidade.
Para saber os endereços dos pontos de arrecadação da doações, basta acessar o site da campanha->AQUI.
O grupo Rango de Rua distribui marmitas para a população sem teto de Curitiba, mas também entrega cobertores, mantas e outras peças de Inverno.
Para mais informações, acesse o Instagram do Rango de Rua ou telefone para (41) 98708-0598.
O grupo Sopão Solidário recebe doações de R$ 15,00 para a compra de cobertores ou R$ 7,00 para toucas destinadas à população gaúcha em situação de rua.
Para mais informações, basta acessar o site do Sopão Solidário ou ligar para (51) 99185-8773.
O grupo Cozinheiros do Bem, composto por pessoas voluntárias distribui comida e também cobertores para pessoas em situação de rua.
Obtenha mais informações, através de mensagem via WhatsApp para (51) 998532190 ou (51) 9844-80325.
Edu Leporo, criador da Ong Moradores de Rua e seus Cães-MRSC, realiza um trabalho solidário bem abrangente, promovendo parcerias com órgãos governamentais, instituições, empresas e cidadãos voluntários, a fim de ajudar de diversas maneiras a minimizar o sofrimento e limitações dos moradores de rua e seus doguinhos,
Conheça as campanhas assistenciais dessa ong visitando o seu site->AQUI
Os animais de rua, assim como os humanos sem teto, podem morrer de frio com as temperaturas baixas que estão fazendo. Por isso, protetores de animais, entidades e grupos de pessoas têm agido para dar assistência aos pets abandonados.
Veja algumas dessas iniciativas com o propósito de abrigar e aquecer os animais de rua em:
Estas iniciativas podem servir de inspiração e de modelo para novas ações em prol de aliviar os impactos do inverno sobre os animais de rua.
Que o calor humano seja mais intenso que o rigor do inverno!
Conheças outras iniciativas e ações solidárias aos necessitados nos conteúdos abaixo.
Talvez te interesse ler também:
Uma lavanderia itinerante e gratuita para os sem-teto
Uma cafeteria que oferece trabalho às pessoas em situação de rua
Pessoas em situação de rua estudam e cultivam hortas em São Paulo
Categorias: Sociedade
ASSINE NOSSA NEWSLETTER