A Finlândia, um dos países mais desenvolvidos do mundo, conseguiu encontrar uma solução humanitária para um dos problemas urbanos mais difíceis de resolver: a falta de moradia. Mais especificamente a falta de moradia que assola a população de rua.
O país europeu reduziu em 40% o número de desabrigados, desde que as medidas foram adotadas. Atualmente, apenas 0,08% da população é sem-teto na Finlândia.
O programa foi inspirado no Pathways Housing First, fundada nos anos 90 pelo psicólogo Sam Tsemberis. Intitulado de Housing First, foi elaborado por um Comitê Governamental Especial, em 2007.
O programa oferece moradia gratuita, sem estipular condições para que as pessoas tenham acesso. Qualquer um pode ter uma casa e, igualmente importante, apoio de profissionais, como médicos e psicólogos.
Esse apoio é essencial, pois várias pessoas em situação de rua têm histórico de uso de drogas e problemas familiares. Com esse programa, a Finlândia conseguiu um marco impressionante: 4 em cada 5 pessoas que conseguem essas moradias voltam a ter uma vida estável.
Para conseguir essa grande quantidade de casas, o país fez a compra de imóveis no mercado privado e reaproveitou edifícios antigos, renovando os espaços.
O objetivo atual do governo é reduzir pela metade o número de desabrigados até 2023 e zerar os índices até 2027.
Talvez te interesse ler também:
Quer ser feliz? Vá para a Finlândia, grátis, aprender o que é felicidade
A Finlândia é o país mais feliz do mundo, segundo a ONU
Na Finlândia, a escola elimina as matérias do curriculum clássico
Categorias: Sociedade
ASSINE NOSSA NEWSLETTER