Um dos maiores desafios do ser humano é saber se relacionar bem com os outros e, nesse momento, para aqueles que estão em confinamento por conta do coronavírus, esse desafio se tornou maior ainda.
Prova disso é o que vem acontecendo com os casais na China, primeiro país a enfrentar essa pandemia, e também o primeiro que já está voltando – ainda que aos poucos – à vida normal.
Segundo a BBC News Brasil, por exemplo em Xi’am, cidade de 12 milhões de habitantes localizada na região central da China, um grande índice de pedidos de divórcio fora registrado ali após a quarentena.
O fenômeno pode ter se dado também pelo fato de os cartórios terem ficado fechados durante cerca de um mês, o que teria gerado acúmulo na demanda dos serviços.
Contudo, é fato também que, culturalmente, a China, que era um país bem conservador com relação ao casamento, vem sofrendo transformações como as que ocorreram no Ocidente. Assim, os chineses estão ficando mais individualistas e preferindo ficar solteiros. Além disso, as mulheres estão se emancipando.
Todos esses fatores, somados aos efeitos da quarentena, teriam ajudado a contribuir para esse grande número de divórcios.
O fenômeno do boom dos divórcios pode vir a ser sentido também em outros países, já que se relacionar é um desafio comum à toda a humanidade. Acontece que, experiências difíceis como esta, nos fazem rever nossas vidas, pensar no que realmente importa e no que precisamos para ser feliz.
Fica o alerta e a reflexão para os casais e familiares que estão sendo obrigados a viver em confinamento, 24 horas por dia: este será um grande exercício de empatia, envolvendo nosso psicológico e emocional mas, ao ser superado, trará amadurecimento e fortalecimento desses vínculos afetivos para toda a nossa humanidade.
Talvez te interesse ler também:
Uma família mostrou ao mundo que divórcio não significa necessariamente desunião
Traições e separações: apagar as dores da vida pode ser possível com esse medicamento
Erros a Evitar e Estratégias a Aplicar para Enfrentar uma Separação da Melhor Maneira Possível
Categorias: Sociedade
ASSINE NOSSA NEWSLETTER