Índice
Uma cena que emocionou muita gente foi o abraço que o Dr. Drauzio Varella deu em uma mulher trans chamada Susy de Oliveira Santos, que vive em um presídio e não recebe visitas há cerca de 8 anos!
Esse momento, após uma pausa de silêncio, falou mais que milhares de palavras e chegou ao coração de pessoas do Brasil inteiro!
https://www.instagram.com/p/B9PpRlrAvE2/
O abraço do médico Drauzio Varella chamou a atenção para a realidade do isolamento, e muita gente sentiu empatia pela situação de Susy.
A cena desse abraço solidário foi exibida na reportagem do Fantástico sobre a vida das mulheres trans presidiárias no dia 1° de março.
Muitas pessoas se sensibilizaram com essa reportagem e, ao Razões para Acreditar – que divulgou a cena do abraço em sua conta no Instagram – vários seguidores pediram o endereço de Susy para lhe enviarem cartas de solidariedade. Sendo assim, o site divulgou o endereço para quem quiser transmitir palavras de conforto à ela.
O endereço, segundo o Razões para Acreditar, é Rua Benedito Climério de Santana, nº 600, Várzea do Palácio, Guarulhos (SP), CEP 07034-080.
Uma outra entrevistada na reportagem – Lolla Ferreira Lima, que está agora em liberdade condicional – sensibilizou o público com sua declaração: “Lá [no presídio] eu tinha mais liberdade [de ser trans] ”. Lolla explica o quão difícil é a situação de ser trans no Brasil, a ponto de se sentir mais segura de si dentro, do que fora da prisão.
Lolla está recomeçando sua vida vendendo água no semáforo vestida de palhaço. E para dar força a esse seu recomeço, uma conta no Instagram – @juntoscomalolla – fora criada para arrecadar fundos de apoio à transexual e ex-presidiária.
Empatia é isso:
https://www.instagram.com/p/B9OAoEvjgsZ/?utm_source=ig_web_copy_link
Para quem não viu a reportagem, veja abaixo o vídeo publicado no canal Seremos Resistência.
https://www.youtube.com/watch?v=upEucxUq6mM
Que o gesto do Dr, Dráuzio Varella seja uma inspiração para mais abraços e menos indiferenças!
Não é somente a Susy que precisa de abraços. Às vezes um parente doente, um vizinho sozinho, um amigo esquecido que está passando por dificuldades…
O gesto do Drauzio nos lembrou a Parábola do Bom Samaritano evocada na Campanha da Fraternidade 2020: Ver, Compadecer e Cuidar.
Ser solidário e ter empatia com o outro deve ser um exercício diário para aqueles que, à diferença do Drauzio, não carregam consigo o dom inato do amor ao próximo.
Talvez te interesse ler também:
Positividade tóxica: a vida nem sempre é uma festa!
Perdoar é preciso: conheça a importância do perdão
Como agem as pessoas construtivas que nos inspiram a sermos melhores
ASSINE NOSSA NEWSLETTER