Índice
Infelizmente, enquanto avançamos tecnologicamente, regredimos em nossa humanidade haja vista o distanciamento provocado pela indiferença em nossa sociedade.
Os efeitos dessa indiferença são: fome, miséria, desigualdade, injustiça, marginalidade, corrupção, violência, entre outros.
Nesse contexto teve início, na Quarta-feira de Cinzas, a Campanha da Fraternidade 2020 que visa promover a caridade, a compaixão e o exercício da irmandade.
O tema da campanha é “Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso” que tem como inspiração a parábola do Bom Samaritano, tendo como lema: “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lucas – 10,33-34).
A campanha deste ano, nos convida a olhar com mais atenção para a vida, refletindo com profundidade sobre seu verdadeiro sentido nas mais diversas dimensões da existência, seja:
Para tal, a proposta é utilizar como base a passagem bíblica do Bom Samaritano, que mostra como Jesus revelou o sentido da existência com seu exemplo, ao tratar os samaritanos com compaixão e inclusão, enquanto os judeus faziam o contrário, agindo com discriminação por serem considerados forasteiros.
Jesus com essa atitude promoveu o encontro da diversidade e das diferenças, o que é algo bem atual e necessário em nosso dias!
Os samaritanos são um grupo étnico-religioso natural da Samaria, região da Palestina, antiga capital do reino de Israel.
O texto-base desta campanha, que promove e divulga o que é “ser um bom samaritano, destaca 3 ações:
O cartaz da campanha, tem como ilustração Santa Dulce dos Pobres, brasileira canonizada em outubro de 2019, que foi uma grande samaritana com sua vida dedicada aos pobres e necessitados.
O tema desta campanha é também um convite especial aos jovens para valorizarem as próprias vidas, sendo gratos pelos seus dons e pela oportunidade de promoverem melhorias na existência.
Sendo assim, cada jovem pode olhar a sua volta e realizar ações concretas como:
Tudo isso remete ao exemplo de empatia de Jesus Cristo, ao ajudar os samaritanos sem discriminá-los!
Para quem tiver interesse em levar essa campanha de forma comunitária, como em associações, escolas e entidades, existe o material com o Texto-Base da Campanha. CLIQUE AQUI para obeter informações de como adquiri-lo.
Que todos nós, de alguma maneira, possamos contribuir para mais respeito, empatia e menos discriminação como Jesus em sua passagem pela Terra fez ao lidar com o próximo!
Talvez te interesse ler também:
Aos 9 anos, preocupada com a fome no mundo, essa menina distribui alimentos de sua horta
Em ação não planejada, Joaquin Phoenix salva uma vaca e um bezerro na Califórnia
Perdoar é preciso: conheça a importância do perdão
ASSINE NOSSA NEWSLETTER