A cada 27 de janeiro, em memória das vítimas do terrível Holocausto, recordemos as atrocidades cometidas pelo homem, para que nunca mais se repita um genocídio do tipo.
Infelizmente, o racismo tem a capacidade de penetrar lentamente no coração das pessoas, incitando o ódio e a competição, justificando atos de violência cada vez mais hediondos dentro de uma indiferença inatural.
Um mal que deve ser resistido “sem cair em tentação”, um mal que pode ser combatido lembrando-se do terrível massacre que causou o extermínio de comunidades inteiras, simplesmente “culpadas” por serem judias, ciganas, polonesas, homossexuais, pessoas com deficiências, etc.
Uma loucura que foi crescendo lentamente na mente de pessoas de bem, por causa da astúcia de uma propaganda doentia e desviante, cujo resultado foi infelizmente o que todos sabemos.
Para lembrarmos, e não repetirmos, assista ao vídeo filmado por um drone que sobrevoou os campos de concentração. O material foi gravado com autorização do Memorial e Museu: AUSCHWITZ-BIRKENAU antes da abertura dos portões aos visitantes. Autor: Wiktor Woźniak Música: Kai Engel – Snowfall (Intro)
Em 27 de janeiro de 1945 fora liberado o maior campo de extermínio nazista, o Auschwitz-Birkenau. A data se tornou, em 2005 pela ONU, o Dia Internacional da Lembrança do Holocausto.
O campo é visitado por muitas pessoas todos os anos. E foi ali que a maioria dos 6 milhões de judeus foram mortos no genocídio causado por Hitler.
Em 2015, a BBC fez um vídeo chocante para que essa barbaridade nunca mais se repita.
Talvez te interesse ler também:
“A Zona de Interesse”: Uma Crítica Analítica Entre a Limpeza e o Barulho
O maior genocídio de todos os tempos não foi o Holocausto, mas o dos povos indígenas
Paraisópolis: erro operacional grave não. Genocídio sim
Gays torturados e mortos na Chechênia. Por favor, parem! Petição
Categorias: Sociedade
ASSINE NOSSA NEWSLETTER