Quem já não esteve em apuros ao receber uma receita médica? Imagine, então, como uma pessoa analfabeta se vira nessa situação!
Uma senhora de 60 anos estava tomando um remédio para o controle da pressão arterial, que permanecia elevada. A mulher estava tomando a prescrição feita por seu médico de forma errada e quem descobriu o problema foi o seu dentista.
O profissional odontológico, Ricardo Cayres, fez a extração de um dente da dona Cris, em Salvador, mas percebeu que a pressão arterial da paciente estava alta, mesmo ela tomando a medicação. O dentista sugeriu a paciente que procurasse o médico que prescrevera a medicação para ela:
“Dias depois, ao retornar ao consultório odontológico, ela trouxe algumas embalagens de 2 tipos diferentes de remédio para pressão, prescrita pelo médico do posto de saúde. Porém, quando fui aferir novamente a sua pressão, ainda estava elevada”, contou Cayres para o SóNotíciaBoa.
Ele, então, começou a entender onde estava o problema. Dona Cris não estava usando corretamente a medicação porque não entendia como tomá-la, já que é analfabeta.
“Lembrei dessa informação que ela me deu na nossa primeira consulta, quando ela não assinou o prontuário por não saber escrever”, disse o dentista.
Cayres, para ajudar a sua paciente, misturou criatividade com atendimento humanizado:
“Tirei foto das embalagens, peguei imagens do Google e segui a receita! Montei na mesma hora, imprimi, e a fiz entender, repetir, garantir que de fato ela entendeu, e só então ela foi liberada”.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Dr.Ricardo e Dra.Raiane Cayres (@irmaosdentistas) em
Quantas pessoas correm risco de vida por não receberem um tratamento humanizado? Quantas vezes nós entramos em um consultório médico e saímos de lá inseguros ou com a sensação de que o profissional nem sequer nos olhou? Sabemos que, em geral, os profissionais da saúde trabalham muito, mas é preciso dar um tratamento individualizado que atenda e entenda o perfil de cada paciente.
“O profissional de saúde que busca a excelência no atendimento não é aquele que investe apenas em certificados e diplomas na parede – apesar de ser muito importante investir nisso – mas sim aquele que busca entender o seu paciente. Mas entender de verdade. Que enxerga o ser humano à sua frente, com seus medos, anseios e limitações. Que se dispõe a cuidar dele, da sua saúde, da sua vida! Que busca, sobretudo, ser humanizado!”, diz dentista.
Por mais profissionais como Ricardo Cayres, que colocam antes do lucro o valor humano nas suas relações profissionais.
Talvez te interesse ler também:
O BRUTAL MOMENTO EM QUE O TOUREIRO É FERIDO PERTO DO RETO DURANTE TOURADA EM MADRI
COMPOSTAGEM DE CORPOS HUMANOS É APROVADA EM WASHINGTON
EM CUIABÁ, ADOLESCENTES DESFILAM NA PASSARELA PARA SEREM ADOTADOS
ASSINE NOSSA NEWSLETTER