Vamos assumir: cada um de nós já fofocou pelo menos uma vez na vida, não é mesmo? Nas filipinas, um fato estranho: uma cidade, para evitar conflitos sociais, desentendimentos e calúnias, decertou que a fofoca é considerada ilegal.
Isto está acontecendo em Binalonan, que fica a cerca de 200 quilômetros ao norte de Manila, onde a administração pública tornou ilegal a fofoca.
O motivo da proibição de fofocar é manter a ordem, a paz e a harmonia na comunidade, evitando diz-que-me-diz, ti-ti-ti, fake news e, principalmente, difamações.
A lei antifofoca prevê multa de 200 pesos filipinos para os infratores, cerca de 15 reais, e serviço comunitário de três horas de coleta de lixo público.
Para reincidentes, a multa sobe cerca de 88 reais, com oito horas de serviços sociais.
Agora vem a pergunta: o que será que é considerado fofoca?
O prefeito Ramon Guico exemplifica como sendo fofoca e ofensas puníveis, os rumores sobre relacionamentos ou sobre situações financeiras dos moradores da comunidade.
O fato é que, jogar conversa fora e bater-papo para passar o tempo, pode ser considerado fofoca se não tomarmos o cuidado e não prestarmos atenção no que se fala, principalmente, em se tratando da vida particular de outra pessoa.
Essa lei causa estranheza e até chega a ser engraçada, mas para o prefeito da pequena cidade filipina, Ramon Guico, não há nada de estranho em proibir a fofoca. A proibição já está sendo aplicada no bairro Moreno, em Binalonan.
It is in fact feasible to ban gossip: “‘We haven’t had to punish anyone for a second offense,’ Ms. Manaois said. ‘No one wants to be seen as a gossipmonger.'”https://t.co/1AzTB5NPuO
— Robin Hanson (@robinhanson) 26 de abril de 2019
O prefeito da cidade para justificar essa lei afirmou:
“Fazer fofoca é uma perda de tempo. As pessoas devem ter coisas melhores para fazer, banir é uma forma de melhorar a qualidade de vida em nossa cidade.”
Ramon Guico faz questão de enfatizar que a nova lei não viola a liberdade de expressão, mas visa proteger a comunidade das calúnias, difamações, e ainda amplia:
“Essa norma nos lembra que como indivíduos e moradores deste município, temos responsabilidade sobre tudo o que dizemos.
Queremos mostrar para outras cidades que em Binalonan tem pessoas boas, que é um lugar bom e seguro para morar. Ali não tem fofoqueiro:
“não tivemos que punir ninguém por um segundo delito. Ninguém quer ser visto como um fofoqueiro”.
E você? O que acha dessa lei?
Talvez te interesse ler também:
PAQUISTÃO RUMO AO FIM DO CASAMENTO INFANTIL, SERÁ PROIBIDO SE CASAR ANTES DOS 18 ANOS
PARA SER FELIZ BASTAM 12 MINUTOS DE GENTILEZA POR DIA. PALAVRA DA CIÊNCIA
PESSOAS TÓXICAS: OS 10 TIPOS MAIS COMUNS PARA MANTERMOS DISTÂNCIA
ASSINE NOSSA NEWSLETTER