Copa do Mundo não tem como: todo mundo se veste de verde e amarelo e de repente parece que somos uma nação, orgulhosa e unida pelo futebol…Só que não! Se o Brasil faz gol, vence, o orgulho sobe. Mas se perde ou desaponta, o orgulho some. Afinal, quem é que tem orgulho de ser brasileiro, dentro e fora da Copa? E por quê? Queremos saber!
Claro que depois do escândalo da “boceta rosa”, onde estamos todos envergonhados do nosso virilismo às avessas, fica difícil achar orgulho de ser brasileiro até mesmo durante o espetáculo mundial do esporte mais amado do mundo, onde o Brasil sempre protagonizou por bem ou por mal. Afinal, passar a bola pra frente é com a gente mesmo.
O Brasil, país tropical e bonito por natureza, é um dos que possui maior biodiversidade do planeta, hospeda a maior planície inundável, o Pantanal, e a maior floresta tropical úmida, a Amazônia. O planeta azul, Terra, muito de sua vida e de sua riqueza natural deve à nós. E isso seria um motivo de orgulho mas, como não somos nós os criadores do Universo, esse orgulho só pode ser sentido se cuidarmos destes nossos bens inalienáveis, o que nem sempre é o caso, principalmente quando a iniciativa deve partir do poder público, ou seja, dos políticos que escolhemos para nos governar.
Bom, fora a beleza natural de nossa fauna, flora, extensões de praias, rios, cachoeiras, etc, o que resta à nós para nos orgulharmos de nós mesmos?
ASSINE NOSSA NEWSLETTER