Índice
Que tem muita gente querendo deixar o Brasil todos sabemos. Violência e corrupção são os motivos mais citados mas, para aonde ir?
Estados Unidos, que talvez seja o sonho da maioria, agora com Donald Trump ficou ainda mais complicado. Quais seriam as outras opções?
Pois fique sabendo que Portugal é o quinto melhor país do mundo para se mudar, viver e trabalhar e é o primeiro na Europa! O nosso colonizador hoje se destaca na Europa por sua “facilidade de viver e encontrar casa”.
Isso é o que revelou o relatório Expat Insider 2017, desenvolvido pela InterNations. Agora, em seu quarto ano de atividade, o Expat Insider tornou-se uma das maiores pesquisas sobre a vida de expatriados do mundo todo, porque oferece uma análise aprofundada sobre questões relacionadas a viver fora de seu país de origem.
Mais de 12.500 entrevistados que representam 166 nacionalidades e vivem em 188 países ou territórios responderam às perguntas, proporcionando uma visão única do que significou ser um “expat” em 2017.
O ranking é baseado em 65 destinos e no modo em como esses países foram avaliados pelos seus residentes estrangeiros. Para essas avaliações, foram examinados mais de 40 fatores individuais que influenciam as experiências de uma pessoa que vive em um país estrangeiro, da sua vida familiar às finanças (qualidade de vida, facilidade de se estabelecer, trabalho, vida familiar, finanças pessoais e custo de vida).
O resultado foi claro: de acordo com essa classificação, o índice de qualidade de vida (Quality of Life Index) aumentou significativamente em Portugal, um dos “maiores vencedores”, que conseguiu subir a sua posição global em 23 lugares, ocupando o primeiro lugar deste índice neste ano.
Ao ler o relatório, percebe-se como o país está presente em várias áreas da vida. Para começar, os expatriados ali são bem-vindos (94%), e Portugal ocupa o primeiro lugar nesta categoria.
Portugal também é o número 1 quando se trata de cordialidade e de se sentir bem-vindo em terras gringas.
88% dos entrevistados concordaram que é fácil se instalar neste país, enquanto apenas 75% deram a este fator uma avaliação positiva em 2016.
Em Portugal, um expat aprecia principalmente a gentileza dos portugueses, o clima agradável e a comida, assim como os belos lugares para visitar. A simpatia popular foi, de fato, sublinhada por 94% dos entrevistados.
93% dos entrevistados estão satisfeitos com a vida que levam como gringos em Portugal
29% disseram que estão realmente felizes
89% geralmente se sentem felizes
95% estão satisfeitos com as relações construídas
74% dizem que foi fácil se adaptar à cultura local
75% consideram também a segurança como um fator que faz a diferença, bem como o direito à saúde que é verdadeiramente acessível a todos.
Bom, se você estiver pensando que deve estar cheio de brasileiro por lá, é verdade, mas, ao que parece, são todos bem-vindos.
Veja aqui, em inglês, os detalhes deste relatório.
ASSINE NOSSA NEWSLETTER