Índice
Comemorado em 16 de novembro, o Dia Internacional da Tolerância nos lembra da importância de combater todos os tipos de intolerância – religiosa, etária, racial, econômica, social, cultural, sexual… Essa é uma luta diária que devemos manter em mente. Já parou para refletir sobre o quanto o preconceito ainda persiste em nossa sociedade?
O Dia Internacional da Tolerância foi criado pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) em 1996 com o objetivo de combater todo e qualquer tipo de intolerância, inspirado pela Declaração de Princípios sobre Tolerância e pelo Plano de Ação para o Ano de 1995, da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO). Esse ano também foi denominado pelas Nações Unidas como o Ano da Tolerância.
O preconceito e a intolerância estão, infelizmente, muitas vezes enraizado em nossa cultura e, sejamos sinceros, é preciso repensar mil vezes o que nos vem sendo ensinado de geração em geração para combater a intolerância e para não passar pra frente ideias e conceitos errados, ultrapassados, preconceituosos, racistas e medíocres. Exemplos?
“A umbanda é religião de macumbeiro, bruxa, charlatões e todo tipo de gente do diabo“.
“Os ciganos é um povo constituído de pessoas ladras, fedidas, que não têm higiene nem caráter“.
“Os gays, as lésbicas e afins não são pessoas naturais porque na natureza isso não existe“
E por aí vai. São tantas as afirmações, os juízos de valores previamente constituídos em nosso inconsciente coletivo que fica mesmo difícil nos livrarmos deles. Quantas vezes, por causa da aparência, tivemos uma impressão errada sobre alguém? Com certeza deve ter acontecido com a maioria de nós de termos pré-julgado alguém, ou alguma situação, com base nestes nossos juízos de valores passados de geração em geração que nada têm a ver com a realidade.
Essa é uma data para pensar nisso. Para rever conceitos e promover a liberdade de expressão, de culto religioso, de cultura, etc; para promover a tolerância, lembrando que tolerar é respeitar, é se abrir ao diálogo, à cooperação entre povos e pessoas.
Já no Brasil, existe uma data que incentiva a tolerância religiosa: 21 de janeiro, o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa. Respeitar a fé de cada pessoa é um verdadeiro ato de amor ao próximo, algo que toda e qualquer religião prega!
Os Princípios da Tolerância contidos na Declaração Universal dos Direitos Humanos evocam:
“Todas as pessoas têm direito à liberdade de pensamento, consciência e religião (Artigo 18);
Todos têm direito à liberdade de opinião e expressão (Artigo 19)
A educação deve promover a compreensão, a tolerância e a amizade entre todas as nações, grupos raciais e religiosos (Artigo 26).“
Ninguém precisa concordar com a religião, com a cultura, com os costumes dos outros, tão diferentes de nós. Precisamos apenas aceitar e respeitar as diferenças porque aliás são estas que promovem a diversidade de ideias, de hábitos e de valores, que tanto enriquecem a nossa “raça” humana.
Pensem nisso e um Feliz 16 de novembro para todos nós.
Veja mais conteúdos que promovem a Tolerância em:
Empatia, resiliência, tolerância: Habilidades emocionais que devemos ensinar às crianças
Lições de Vida de Mahatma Gandhi: Úteis para os desafios atuais
Os momentos mais importantes da luta contra o racismo
ASSINE NOSSA NEWSLETTER