Índice
Beijos, reverências, apertos de mão. Cada país tem sua própria maneira de fazer uma saudação, um cumprimento. E estas tradições devem ser conhecidas por aqueles que prezam em ser um cidadão do mundo.
Você sabe quais são os gestos típicos de saudação nos diversos países? Seria impossível resumir todos eles, mas existem alguns bem curiosos. Há uma saudação, um aperto de mão, universal, mas se você quiser se adaptar à cultura do lugar, aqui vão alguns gestos que certamente irão agradar aos nativos.
Os chineses se cumprimentam curvando-se em uma reverência com as mãos postas. Este gesto é chamado Kowtow e é realizado apenas por homens. As mulheres, no entanto, fazem um movimento com as mãos postas ao longo do corpo, o chamado Wanfu.
Palmas das mãos juntas na altura do peito, cabeça ligeiramente inclinada, e o clássico ‘Namaste‘, que significa: “eu me curvo às qualidades divinas que estão em você” ou “o espírito que existe em mim reconhece o espírito que há em você.”
Os Masai saúdam dançando uma espécie de dança das boas-vindas chamada ‘Adamu‘, um desafio de quem salta mais alto.
Na França os amigos são recebidos com três beijinhos, uma saudação que vem agradando também na Itália, Bélgica, Holanda, Sérvia e Ucrânia.
Uma tradição de boas-vindas nas ilhas havaianas é beber em grupo. Cumprimenta-se assim: braço levantado, polegar em direção à boca, dedo mindinho no ar, os outros dedos dobrados e a mão a balançar.
Os simpáticos esquimós esfregam seus narizes em um gesto de cortesia.
No mundo árabe cumprimenta-se assim: a mão toca o peito, em seguida os lábios e finalmente a testa. A mensagem é linda: “eu te dou meu coração, minha alma, meus pensamentos.”
Os tibetanos mostram brevemente a língua em sinal de respeito e para demonstrar que não são a reencarnação de Langarma, um soberano tibetano malvado que reinou de 838 a 841 d.C.
Os Maori aproximam seus narizes às outras pessoas para sentir, do cheiro, se elas estão bem. Para cumprimentar, pressionam o nariz e a testa simultaneamente em direção à outra pessoa.
Cumprimenta-se com uma espécie de beijar a mão, gesto reservado à demonstração de respeito às pessoas mais velhas. Depois de pedir permissão, aproxima-se a própria testa em direção à mão do destinatário, pressionando-a como que para aceitar uma bênção.
10 PALAVRAS DE AMOR INTRADUZÍVEIS E DE GRANDES SIGNIFICADOS
HAKA NEOZELANDESA: DANÇA, GRITO DE ALMA, CULTURA DE UM POVO
IDENTIDADE DE GÊNERO: KUMU HINA, A LIÇÃO DO HAVAÍ
ASSINE NOSSA NEWSLETTER