Índice
Embora cada pessoa se comporte diferente de acordo com suas próprias experiências de vida, um estudo recentemente publicado na revista Science Advances revela que ao menos 90% da população pode ser classificada em apenas 4 grupos de personalidade. Dentre os pessimistas, otimistas e confiantes, os invejosos ocupam a maior parcela, atingindo ao menos 30% da população.
O estudo foi coordenado por pesquisadores da Universidad Carlos III de Madri em comunhão com especialistas das universidades de Zaragoza, Barcelona e Rovira i Virgili. Para que os resultados fossem satisfatórios, 541 voluntários tiveram suas ações e reações analisadas em um complexo sistema matemático capaz de definir perspectivas de comportamento.
Os voluntários então foram submetidos a centenas de dilemas sociais com opções que levavam à colaboração ou ao conflito com outras pessoas, baseando-se em interesses coletivos ou meramente individuais. A estrutura foi toda desenvolvida a partir da teoria dos jogos, que trata basicamente de uma área da matemática capaz de relacionar questões econômicas e sociológicas por meio do comportamento das pessoas que precisam tomar decisões diante de dilemas.
Desta maneira, cada decisão tomada pelos participantes diante das situações propostas, revelava traços fundamentais de sua personalidade. “Os envolvidos eram convidados a participar da pesquisa em pares. Os pares iam mudando, não só em cada rodada, mas também a cada vez que o jogo mudava. Assim, a melhor opção para o participante poderia ser cooperar, ou se opor, ou trair seu par”, explica Anxo Sánchez, professor do Departamento de Matemática da Universidad Carlos III.
Até então, muitas teorias tentam explicar a personalidade humana como fruto de atos estritamente racionais, conforme relata Yamir Moreno da Universidade de Zaragoza, por isso a revelação deste novo estudo mostra dados inesperados. “Os resultados vão contra certas teorias, como a que afirma que os seres humanos agem de forma puramente racional, por exemplo”, conclui Yamir.
Com dados provenientes do estudo, os pesquisadores conseguiram desenvolver um algoritmo capaz de classificar as pessoas de acordo com seu comportamento. Em termos práticos, o algoritmo nada mais é do que um extenso e longo cálculo matemático dividido em estruturas, muitas vezes de variáveis e condições, adaptado a uma linguagem de computador.
Uma vez pronto, o algoritmo foi capaz de classificar ao menos 90% da população em 4 grupos de personalidade:
* pessimistas
* otimistas
* confiantes
* invejosos
Através então dos dados colhidos e da execução do algoritmo, concluiu-se que ao menos 30% das pessoas têm a personalidade classificada na categoria dos invejosos, enquanto os outros (otimistas, pessimistas e confiantes) ocupam 20% cada.
No entanto, o estudo não conseguiu alimentar suficientemente o algoritmo para que fosse capaz de definir os 10% restantes. Para os pesquisadores, isso demonstra que pode haver um amplo leque de subgrupos formados por pessoas que não respondem de maneira pré-determinada a nenhuma das personalidades descritas.
Para Anxo Sánchez, os grupos definidos são basicamente revelações de conduta de cada um. Como exemplo, Sánchez destaca as decisões tomadas pelas pessoas, especialmente quando estão em grupos de duas ou mais pessoas. Enquanto o otimista confiará na decisão do parceiro, o pessimista acreditará que o parceiro será incapaz de tomar uma decisão sensata que favorecerá os dois. O confiante tenderá sempre a pensar num bom resultado em grupo, mas o invejoso tomará uma decisão autocentrada para que sua existência não seja comprometida.
Saber que ao menos 30% da população é formada pela categoria de pessoas invejosas pode causar certo choque, mas é necessário cautela antes de qualquer julgamento. Vale ressaltar que este estudo envolveu um grupo de 541 pessoas que podem ou não representar a totalidade. E você? Em qual grupo de personalidade você se encaixa?
FAÇA O TESTE DA CHAVE PARA CONHECER MELHOR A TUA PERSONALIDADE
O TESTE TIBETANO QUE REVELA A TUA PERSONALIDADE EM APENAS 3 PERGUNTAS
UM TESTE QUE REVELA EM UM MINUTO OS TEUS SENTIMENTOS MAIS PROFUNDOS
ASSINE NOSSA NEWSLETTER